TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta do Capítulo 2 - Livro Psicologias

Por:   •  6/10/2020  •  Dissertação  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  1.272 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?

     É importante conhecermos a história da Psicologia para podermos compreender a diversidade que ela apresenta nos dias de hoje. Isso porque, sua história está ligada a construção de cada momento histórico, às exigências de conhecimento da humanidade, às demais áreas do conhecimento humano e aos novos desafios colocados pela realidade econômica e social e pela insaciável necessidade do homem de compreender a si mesmo.

  1. Quais as condições econômicas e socias da Grécia Antiga que propiciaram o início da reflexão sobre o homem?

     Os Gregos eram o povo mais evoluído nessa época, o que permitiu a construção das primeiras cidades-estados. Para a manutenção dessas cidades precisavam de mais riquezas, é isso levou a conquista de novos territórios. Essas riquezas geraram um crescimento que exigia soluções práticas para a arquitetura, para a agricultura e para a organização social.

  1. Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates, Platão e Aristóteles? 

     Preocupado com o limite que separa o homem do animal, Sócrates, postulou que a principal característica humana era a razão. E essa razão permite ao homem sobrepor-se aos instintos, que seriam a base da irracionalidade. Na Psicologia, as teorias da consciência são, de certa forma, frutos dessa primeira sistematização na Filosofia.

     Já Platão, definiu um “lugar” para a razão no nosso próprio corpo. O lugar escolhido foi a cabeça, pois é onde se encontra a alma do corpo. Já a medula seria o elemento de ligação da alma com o corpo e essa ligação seria necessária porque Platão concebia a alma separa do corpo.

     Aristóteles postulou que alma e corpo não poderiam ser dissociados, e que a psyché seria o princípio ativo da vida. Com isso, tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta possui a sua psyché ou alma. Dessa forma, os vegetais, os animais e o homem teriam alma. Os vegetais teriam a alma vegetativa; os animais teriam essa alma e a alma sensitiva; e o homem teria esses dois níveis anteriores e a alma racional. Além disso, Aristóteles também chegou a estudar as diferenças entre a razão, a percepção e as sensações, o que pode ser considerado o primeiro tratado em Psicologia.

  1. Com a hegemonia da Igreja, na Idade Média, qual a contribuição de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino para o conhecimento em Psicologia?

     Para Santo Agostinho, a alma não era somente a sede da razão, mas a prova de uma manifestação divina no homem. E por isso a alma seria imortal por ser o elemento que liga o homem a Deus. Além disso, sendo a alma também a sede do pensamento, a Igreja passa a também se preocupar com sua compreensão.

     Já São Tomás de Aquino foi buscar em Aristóteles a distinção entre essência e existência. É assim como o filósofo grego, considera que o homem, na sua essência, busca a perfeição através de sua existência. Porém, introduzindo o ponto de vista religioso, ao contrário de Aristóteles, afirma que somente Deus seria capaz de reunir a essência e a existência, em termos de igualdade. Portanto, a busca de perfeição pelo homem seria a busca de Deus. Ademais, ela também encontra argumentos racionais para justificar os dogmas da Igreja e continua garantindo para ela o monopólio do estudo do psiquismo.

  1. Em qual período histórico situa-se a contribuição de Descartes para a Psicologia? Qual é essa contribuição?

     A contribuição de René Descartes situa-se no período do Renascimento ou Renascença, e nesse período, foi um dos filósofos que mais contribuiu para o avanço da ciência. Descartes postula a separação entre mente (alma, espírito) e corpo, afirmando que o homem possui uma substância material e uma substância pensante, e que o corpo, desprovido do espírito, é apenas uma máquina. Esse dualismo mente-corpo torna possível o estudo do corpo humano morto, o que era impensável nos séculos anteriores, isso porque o corpo era considerado sagrado pela Igreja, por ser a sede da alma. Desse modo, ele possibilitou o avanço da Anatomia e da Fisiologia, que iria contribuir em muito para o progresso da própria Psicologia.

  1. Quais as contribuições da Fisiologia e da Neurofisiologia para a Psicologia?

     A Neurofisiologia e a Fisiologia contribuíram bastante para com a Psicologia, dentre essas contribuições, temos, a Neurologia que em 1846 descobre que a doença mental é fruto da ação direta ou indireta de diversos fatores sobre as células cerebrais. A Neuroanatomia, que descobre que a atividade motora nem sempre está ligada à consciência, por não estar necessariamente na dependência dos centros cerebrais superiores.  E por fim, a Psicofísica, que estudava, por exemplo, a fisiologia do olho e a percepção das cores, sendo as cores eram estudadas como fenômeno da Física, e a percepção, como fenômeno da Psicologia.

  1. Qual o papel de Wundt na história da Psicologia?

     Considerado o pai da Psicologia moderna ou científica, Wilhelm Wundt, tem um papel muito importante na história da Psicologia, isso porque, é o responsável por criar na Universidade de Leipzig, na Alemanha, o primeiro laboratório para realizar experimentos na área de Psicofisiologia. Além disso, Wundt desenvolve a concepção do paralelismo psicofísico, segundo a qual aos fenômenos mentais correspondem fenômenos Orgânicos como, por exemplo, uma estimulação física, como uma picada de agulha na pele de um indivíduo, teria uma correspondência na mente deste indivíduo. Para explorar a mente ou consciência do indivíduo, Wundt cria um método que denomina introspeccionismo. Nesse método, o experimentador pergunta ao sujeito, especialmente treinado para a auto-observação, os caminhos percorridos no seu interior por uma estimulação sensorial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com