TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resultado PGE

Por:   •  31/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

Resultados:

NO e CRF

Fizemos a observação do rato por 10 minutos em Nível Operante (NO) e constatamos que o mesmo emitia comportamentos indiscriminados.

No treino usando o comedouro, observamos com atenção especial todos os comportamentos às repostas de aproximação e pressão à barra durante !5 minutos. A modelagem se deu durante todo o processo de treinamento à pressão de barra.

               
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
           

Figura 1: Comparação entre as taxas dos comportamentos emitidos pelo rato em Nível Operante (NO) e Reforçamento Continuo (CRF). Foram registrados 15 minutos em NO e 15 minutos em CRF.

                             Descrição do Gráfico (Figura 1)

      Este gráfico foi descrito com base na folha de registro NO e CRF (anexo). Durante 15 minutos foram registrados o número de vezes o rato, farejou, levantou, limpou-se e bebeu água, a cada minuto no NO, no CRF além dos comportamentos já citados foi registrado quantas vezes o rato pressionou a barra a cada minuto, foi utilizado o mesmo tempo do NO. Concluindo que no CRF, elevou-se significativamente a taxa de pressão da barra por conta do estimulo incondicionado.

CRF

   O gráfico a seguir apresenta o processo de CRF feito durante 15 minutos e a frequência emitida em relação à pressão à barra. Em esquema de CRF que se segue na sessão demonstrada no gráfico da figura 2, observamos e reforçamos somente o comportamento de pressão à barra.

           
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
         

Figura 2 : Representa a taxa de reposta à pressão à barra durante 15 minutos.

                       Descrição do Gráfico (Figura 2)

Este gráfico foi descrito com base na folha de registro de Pressão à Barra de CRF (anexo), foi observada a frequência acumulada com as respostas de pressão à barra. É possível observar que o rato inicia o primeiro minuto com 1 (uma) pressão à barra e durante o processo atinge 74 (setenta e quatro) pressões à barra, em taxas acumuladas. Concluindo que o comportamento do rato está condicionado à pressão da barra para receber alimento (estimulo incondicionado).

 

Extinção

   Com a retirada do reforço (alimento), o comportamento do rato em pressionar a barra foi extinto, como se observa no gráfico abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com