TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: A "DINÂMICA DE GRUPOS" DE BION E AS ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO

Por:   •  8/3/2016  •  Resenha  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  9.783 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

Wilfred R. Bion foi um psicanalista inglês e realizou pesquisas sobre a formação e os fenômenos de grupo. Suas principais influências são a psicanálise de Freud, a teria das três pulsões de Dr. Hadfied e as contribuições de Melanie Klein, de quem era admirador e seguidor. Suas principais fontes foram os grupos terapêuticos que desenvolveu em diversas instituições como na Clínica Tavistock, no seu consultório, e na ala de reabilitação militar do Hospital Northfied que foi onde iniciou seus trabalhos.

A teoria dos grupos de Bion parte de uma distinção inicial. Existe o que é denominado de grupo de trabalho de grupo refinado ou grupos de base, ou mentalidade grupal, ou ainda de grupo de pressupostos básicos.

Grupo de trabalho-  diz respeito a reunião de pessoas para realizar uma tarefa específica, cada um dá sua contribuição de acordo com o que tem a oferecer, assim consegue-se manter um bom espírito de grupo.

Mentalidade de Grupos-  é definida por Bion como “a expressão unânime da vontade do grupo, à qual o indivíduo contribui por maneiras das quais ele não se dá conta, influenciando desagradavelmente sempre que ele pensa ou se comporta de um modo que varie desacordo com os pressupostos básicos”, ou seja, o indivíduo contribui com o grupo não percebendo quando pensa e se comporta favoravelmente a vontade do grupo.

Pressupostos básicos- Bion identificou três tipos de padrões de comportamento próprios dos fenômenos de mentalidade de grupo, denominados como dependência, acasalamento e luta-fuga. O primeiro diz respeito da necessidade que o grupo tem por um líder, podendo ser uma ideia, pessoa ou história do grupo. O segundo, o acasalamento, é que o grupo futuro atenderá ás necessidades pessoais de seus membros, como um grupo melhorado, uma esperança no futuro. O terceiro pressuposto básico está relacionado a luta-fuga, ou seja, o grupo junto pode escolher lutar com alguma coisa ou fugir.

Cultura de grupos-  O grupo reage aos efeitos da mentalidade do grupo elaborando uma cultura própria sua. Bion usou essa expressão para descrever os aspectos que nasciam do conflito entre a mentalidade do grupo e as vontades dos indivíduos.

Como Bion dedicou pouco esforço ao entendimento dos grupos de trabalho, algumas questões ficaram sem respostas, como por exemplo: os fenômenos próprios da mentalidade de grupo ocorrem em grupos de trabalho onde existe um objetivo claro, uma agente e uma liderança formal? Não foi possível descobrir também como evitar ou reduzir a perturbação que os pressupostos básicos impõem aos grupos de trabalho, na redução do conceito de cultura de grupo a mentalidade de grupos pois com essa redução, Bion reduz seu estudo da cultura dos grupos de trabalho a dos grupos organizados. Outra questão diz respeito a redução das relações de poder a uma perspectiva psicológica, incidindo então em reducionismo psicológico.

Disciplina: Teorias e técnicas de grupo

Discente: Neylla Katiuscia Teles Almeida

4º semestre- Psicologia- Matutino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com