TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo "Psicoterapia De Grupo: Reflexões Sobre A Mudança No Contato Entre Os Membros Do Grupo Durante O Processo Terapêutico"

Pesquisas Acadêmicas: Resumo "Psicoterapia De Grupo: Reflexões Sobre A Mudança No Contato Entre Os Membros Do Grupo Durante O Processo Terapêutico". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 3

O ser humano é um ser social que está inserido em um grupo deste seu nascimento, a família, inserindo-se com o passar do tempo em outros grupos, onde aprende e convive com outros indivíduos e constrói seus conceitos, valores e personalidade. A partir do convívio com outros as pessoas vai se estabelecendo diversas maneiras de colocarem-se no mundo, formas de entrar em contato com ela e com outras pessoas. E é a partir do contato e nas relações, que o ser humano adoece.

Na Gestalt-Terapia a questão principal da relação humana é o contato, sendo sustentada por seus pressupostos e sendo utilizada por terapeutas que utilizam a abordagem em questão. Primeiramente foi proposta na terapia individual e depois utilizada nas psicoterapias de grupo.

Assim, há diversas formas de descrever um grupo, sendo uma delas o grupo como campo. Um campo é uma rede sistemática de relacionamentos, que está inserida em uma teia maior ainda de relacionamentos, tendo uma organização dinâmica. Os membros influenciam e são influenciados por outros membros. Dentro de uma terapia de grupo insere-se um campo que tem um observador, mas esse grupo está inserido em um campo maior ainda que é a sociedade.

Para Ribeiro, o grupo é um campo de forças, onde existe uma totalidade. Yontef descreve o grupo como campo holístico e interativo, onde as forças que nele estão o determina, possuindo um tamanho e força de determinados pelo investigador, porém até mesmo o investigar é relativo, pois ao observar o investigador está regado de suas próprias experiências, expectativas e outros fatores. Dessa forma, o investigador foca para conteúdos que chamam sua atenção que vai de acordo com suas motivações pessoais.

Através da interferência externa do investigador a fenomenologia sugere que o terapeuta auxilie o paciente a entrar em contato com ele mesmo no aqui e agora, tornando-o mais consciente seus sentimentos e sensações, fazendo com o que o cliente entre em um processo de autoconhecimento sem interferências externas.

A Teoria Organísmica de Kurt Goldstein é outra teoria utilizada para o entendimento dos grupos. Sustentada pela ideia de que o organismo deve ser tratado com um todo e não como uma soma de partes, sendo um todo integrado e qualquer mudança em alguma de suas partes gera alteração. O organismo se organiza de duas formas, satisfazer suas necessidades por falta e crescer, só ele é capaz de saber suas necessidades e qual a forma de satisfazer-se, pois é motivado pelo seu impulso de autorregulação.

O contato é o foco principal da Gestalt-Terapia e todas as suas teorias. O ser humano está constantemente fazendo contato, mas cada individuo possui uma forma própria de fazer contato. Não existe uma maneira certa ou errada de se fazer isso, porém existem formas saudáveis e outras menos saudáveis de se fazer.

Existem diversos conceitos para se definir contato, contudo de uma forma sucinta, contato é responsável pela separação e união e o ser humano oscila entre o equilíbrio dessas duas necessidades. Assim, pode-se permitir o contato ou diminuí-lo. Todos os indivíduos necessitam de um espaço psciologico e esse espaço deve ser respeitado e não se deve entrar sem ser autorizado, pois cada um possui uma fronteira, que é o que separa um do outro.

Quando o ser humano não consegue mais diferenciar quais são suas reais necessidades e quais são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com