TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: A Loucura no trabalho

Por:   •  12/6/2017  •  Resenha  •  1.930 Palavras (8 Páginas)  •  1.135 Visualizações

Página 1 de 8

Ao lermos o primeiro capítulo a respeito das estratégias defensivas, no livro a LOUCURA NO TRABALHADO, podemos perceber que o autor traz uma visão geral e detalhada da classe dos sub-proletariados, ou seja, pessoas com poucas condições financeiras, que residem nas favelas, cortiços e áreas Peri urbanas.

Diante das colocações evidenciadas pelo autor, é notório perceber que a classe do sub-proletariados sofre um grande esquecimento por parte dos órgãos governamentais, no que se diz respeito à saúde e higiene, deixando-os em total precariedade, sendo as seguintes:

  • Saúde precária e mais riscos a doenças.
  • São muito mais vitimados a taxa de morbidez do que a população em geral.
  • Bem mais propensos a acidentes e contraírem doenças infecciosas, principalmente as crianças (tuberculose).
  • Recebem tratamentos inadequados e muito mais demorados por parte da rede pública; Ex. cirurgia (sempre ocorre erros em alguns casos).
  • Frequência de alcoolismo.
  • Promiscuidade constante.
  • Contaminações por falta de higiene: meios sanitários (canalizações, esgotos, poços de água, banheiros, depósitos de lixo caseiro).
  • Falta de alimentação, carne é muito raro.
  • Alimentação consome a maior parte do orçamento.
  • Acúmulo de filhos, na maioria de 8 a 10.
  • Casais frequentemente separados e a estrutura familiar é sempre desfeita ou quebrada.
  • EDUCAÇÃO: Por terem pouquíssimo estudo, os jovens não conseguem empregos e com isso acabam buscando meios de sobrevivência na marginalidade.
  • Há uma perda de 80% na estrutura física das crianças (peso e estatura).
  • Limites de nanismo.
  • Pais trazem histórias ruins, principalmente no que se diz respeito à carência afetiva.
  • Hábitos alimentares completamente desorganizados.
  • Pouquíssimas redes multidisciplinares: assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros.

Se atentarmos ao conceito de infraestrutura e superestrutura proposto na visão marxista, de fato essa classe de trabalhadores acaba se encaixando perfeitamente.

No conceito de infraestrutura podemos encontrar as verdadeiras causas de tudo, pois o que a compõe a infraestrutura de uma sociedade seja ela qual for, é tudo o que se relaciona direta ou indiretamente com a produção de bens materiais nessa mesma sociedade. Já na superestrutura é tudo o que está ao alcance dos sentidos na sociedade, ou seja, é o resto em relação à infraestrutura. Nessa classe de trabalhadores de fato fica evidente o quanto a procura pelo emprego é primordial, pois além de terem que sustentar suas famílias, eles precisam tirar seu próprio alimento.

O autor também evidencia que do ponto de vista médico sanitário, os meios que essas comunidades dispõem são muito rudimentares, pois normalmente nessas comunidades há pouquíssimos ambulatórios e em muitos casos nenhum médico na região o que acarreta ser um lugar de muito sofrimento.

Se o homem fica doente, é considerado vagabundo, porém é mais tolerável do que a mulher, pois ela como dona de casa, precisa estar bem para cuidar dos filhos e assumir a demanda dentro de casa.

Por assumirem um papel tão difícil dentro de casa, elas ficam cada vez mais angustiadas, são maltratadas pelos maridos, mantidas a distância e em muitos casos desprezadas.

Muitas mulheres ficam completamente doentes, porém o olhar só se volta para elas, somente no momento em que o sintoma já é evidente e não há mais como esconde-los: tosse seguidas de sangue (HEMOPTISE), emagrecimento e enfraquecimento fisiológico.

Para que a mulher aceite a ir buscar ajuda médica, é preciso que a doença tenha atingindo uma gravidade tamanha que a impeça de continuar nas suas atividades domésticas e familiares.

No caso dos homens a ida ao médico é completamente rara, pois pensam que somente as mulheres são mais frágeis as doenças. Levando em consideração a mulher e o homem, muitos não procuram ajuda médica, pois tem medo de descobrir alguma doença grave e, portanto caírem em completa depressão.

Na classe do subproletariado, ir ao médico é de fato mexer no orçamento da família, pois após serem feitos os exames, o médico dará uma receita com uma infinidade de remédios a serem comprados ou em alguns casos um encaminhamento para fazer um exame mais detalhado a respeito da sua enfermidade. Consequentemente para fazer tal exame, será preciso dinheiro, pois o Sistema Único de Saúde não disponibiliza. Mediante a tais situações mexendo no orçamento familiar, implicará em menos comida dentro de casa o que por sua vez também contas ficarão em atrasos devido à falta de dinheiro.

A classe do subproletariado por assim dizer, é uma classe completamente dominada e manipulada pelo capitalismo, pois o que se visa desse pobre trabalhador é simplesmente o que ele tem a oferecer, ou seja, saber quais são as suas habilidades para se produzir e gerar mais lucro para a empresa que irá contrata-lo.

Um fato lamentável na classe do subproletariado está também ligado à educação, pois hoje vemos crianças e jovens inseridos no mundo das drogas e da violência, acarretando assim assassinatos em séries e presídios cada vez mais lotados. Nessa classe também nota-se um grande esquecimento em relação à figura feminina, onde a contaminação por bactérias é cada vez maior, e a possibilidade de ocorrer uma gravidez indesejada é quase sempre.

        Caso a mulher venha a ficar realmente grávida, isso implicará nos seguintes sintomas:

        

  • Vergonha
  • Procura esconder dos outros
  • São mais propensas a tomarem decisões impensáveis como: tomar remédios para abortar, dar o filho a outra pessoa ou até mesmo abandona-los.
  • Medo de serem mal vistas pelos vizinhos: Ex. Essa mulher só sabe fazer filho, não se cuida, não tem cabeça, não pensou nas condições que esse filho iria trazer etc.

A demanda que envolve a classe do subproletariado além de ser enorme traz também uma série de transtornos psicológicos com relação ao trabalho em que ele exerce. Hoje é passível dizer que o mundo coorporativo é completamente sustentado pelo desejo e o consumismo em alta, pois nessa perspectiva as pequenas e médias empresas correm incansavelmente atrás de metas, esperando que seus funcionários vistam suas camisas e saiam na luta, numa espécie de excitabilidade pelo dinheiro que ainda está na mão da concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com