TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo A Queixa Escolar E O Predominio Da Visao

Trabalho Universitário: Resumo A Queixa Escolar E O Predominio Da Visao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  1.574 Visualizações

Página 1 de 3

A queixa escolar e o predomínio de uma visão de mundo – texto de Marilene Proença

O fracasso da educação escolar no Brasil é um fato.

Mesmo com a melhora quantitativa da década de 1980, a qualidade continua baixa.

Altos índices de exclusão, evasão e repetência. Baixa remuneração de professores, investimentos e outros.

3 em 100 integrantes concluem o primeiro grau sem repetência.

Média de permanência de 8,5 anos na escola.

Um acriança repetente tem metade das chances de ser aprovadas no ano seguinte, quando compara a uma não repetente. Estigmatização do repetente.

Nos anos 1990 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação mudou este quadro por responsabilizar mais diretamente Estados e Municípios na elaboração e implementação de políticas publicas visando enfrentar os baixos índices de rendimento escolar.

A presença dos problemas na sala de aula na sala de atendimento psicológico: 70% dos encaminhamentos para o atendimento psicológico na faixa etária entre 5 e 14 anos tinham como queixa problemas de escolarização. Pode-se levantar como hipótese o olho clinico do professor, representando o inicio precoce da responsabilização do aluno por suas dificuldades escolares.

78% dos casos são da faixa etária entre 7 a 12 anos, meninos, sendo que a partir dos 12 anos, há maior incidência de meninas em comparação aos meninos. Maior queixa: dificuldade de aprendizagem. O pico dos encaminhamentos esta nas idades entre 9 e 10 anos, na 2o série do ciclo básico com repetências acumaludas em 2 ou 3 vezes.

41% com mau desempenho escolar

28% comportamento agressivo e brigas

25% dificuldade na fala

maior concentração na faixa etária entre 6 e 10 anos e o pico entre 8 e 9 anos

A presença da queixa escolar nos atendimentos psicológicos: queixa no processo de aprendizagem escolar, tanto no inicio da alfabetização quanto depois caracterizando a expectativa da escolar frente ao aluno. A atitude diagnóstica escolar preocupa em função das possíveis conseqüências que trarão aa esse aluno iniciante. “A predição feita por uma pessoa quanto ao comportamento de outra de algum modo chega a realizar-se”. A criança vai mal na escola porque é isso que se espera dela. Crianças que cursam as primeiras séries estão mais susceptíveis às expectativas depositadas pelas professoras que as crianças mais velhas. A importância de se dar mais atenção aos professores. É preciso questionar a formação dos professores.

O fato da maioria dos encaminhamentos serem de meninos revela a preocupação (estigmatizada) de que o menino possa se tornar um marginal, passando a exigir-se dele comportamentos que garantam sua submissão. O mesmo estigma serve para as famílias cujos filhos são encaminhados para o atendimento psicológico. Crêem que seus filhos estão loucos e se preocupam com a situação, muitas vezes se culpando.

O predomínio do modelo psicológico clinico em relação aos problemas escolares: centrou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com