TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Queixa Escolar

Por:   •  20/5/2015  •  Resenha  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

Orientação à Queixa Escolar: Trabalhando com dificuldades na aquisição da língua escrita

As queixas mais frequentes encaminhadas para intervenções estão correlacionadas às dificuldades de aquisição da língua escrita. A realidade na afirmação de Souza (2007, p. 137) em que “a escola não é eficiente na tarefa básica de ensinar a ler, escrever e contar”, traz para discussão a necessidade de se haver uma compreensão e intervenção nesse fenômeno, o qual está aquém da busca por culpados, mas está para a investigação acerca dos fatores que o sustentam.

O trabalho com dificuldades na aquisição da língua escrita visa à explanação com os diferentes ambientes que cercam o aprendiz, e a crescente de “copistas” é um reflexo da própria política educacional, a qual é um resultante de um construto cultural. O psicólogo desenvolvimentista parte da premissa de que para uma intervenção eficaz os fatores culturais e do desenvolvimento da criança devem ser tomados como bases norteadores, e a partir disso as medidas devem ser elaboradas e executadas.

O ato de copiar é um “subproduto perverso da política de progressão continuada”, porém se a cópia é utilizada como estratégia, e não como recurso para a manutenção do desempenho escolar, esse ato se faz coerente. Portanto, esse é um dos sinalizadores da importância de se compreender os fatos no contexto, com uma visão sócio-interacionista. (SOUZA, 2007, p.138-139)

O trabalhar com crianças e adolescentes com essas queixas escolares dentro dessa perceptiva deve ser arraigado de atitudes que visam contribuir a todos os envolvidos, seja o aprendiz, a família e a escola. Uma vez que um desenvolvimento tardio da língua escrita pode ser uma fonte geradora de sofrimento psíquico, E, o trabalhando com a criança e jovem objetiva “resgatar sua possibilidade de pensar e aprender”, favorecendo que os mesmos se apropriem das possibilidades, mudando o olhar de si mesmos. (SOUZA, 2007, p.140-141)

Antes da orientação à queixa escolar e o trabalhar com dificuldades na aquisição da língua escrita, a compreensão do desenvolvimento da escrita na criança deve ser analisada, considerando que “a história da escrita se inicia antes do contato da criança com o professor”, o ato de iniciar a escrita na escola só se concretiza com o desenvolvimento da linguagem do aprendiz, e o desenvolvimento do pensar, o raciocínio, o qual está para a maturação biológica e os estímulos culturais recebidos desde o nascimento. (LURIA, 2007, p. 143)

Então, as “técnicas que a capacitem e que tornaram incomensuravelmente mais fácil o conceito e a técnica da escrita”, são desenvolvidas no próprio contexto social do aprendiz, dando-se seguimento no contexto escolar. (LURIA, 2007, p. 144) A elucidação do processo de desenvolvimento da escrita embasada nos estudos de Emília Ferreiro traz o conceito de “psicogênese da língua escrita”, em que o ato de escrever tem início no desenvolvimento dos processos cognitivos, em que o sujeito passa a ser capaz de executar a autorregulação.

O individuo nasce para um meio social e é através da interação que o mesmo passa pelo processo de adaptação e com o desenvolvimento da inteligência pode aprender o que a ele é proposto. (SOUZA, 2007, p.142-143) Compreender as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com