TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme Freud Além Da Alma

Por:   •  13/10/2014  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 2

O filme aborda um dos momentos cruciais da trajetória do médico Freud, e por isso, é estudado nos âmbitos de ensino acadêmico, tanto pelas ciências exatas como a medicina, quanto pelas ciências humanas, dentre elas a Psicologia. Uma das cenas que mostra esse período é a que Freud assiste uma demonstração do tratamento dado aos doentes mentais do Dr. Charcot, que realizava seus estudos sobre a histeria em Paris, por meio da hipnose. Trata da descoberta, por Freud, da Psicanálise. Nele Freud, em sua linha de pensamento, que encontrava resistência da ala conservadora da Medicina, descobriu que o ser humano é dividido entre consciente e inconsciente, lançando as bases da Psicanálise.

Freud viaja a França para estudar com Charcot, que era o maior estudioso da histeria à época. Freud enquanto tentava penetrar no obscuro inconsciente de seus pacientes, pois temia encontrar o impensável, a sua própria essência. Descobriu o amor que ele nutria pela mãe, e o desejo de matar o seu pai para poder usufruir com exclusividade do carinho materno, chegando ao complexo de Édipo. O fato de não ter medo de romper com o passado, não ter medo de opiniões divergentes da sua, bem como sua obstinação, foram fundamentais para que Freud iluminasse o inconsciente e o seu funcionamento.

Trata-se de um filme muito interessante que nos ajuda a compreender melhor a linha de pensamento desenvolvida por Freud. Antes só era avaliado o sintoma consciente, então Freud demonstrou a existência de outra parte da mente, onde funciona no mais obscuro segredo, uma força interior que pode até comandar as atitudes da pessoa. Sensibilidades é a parte inconsciente da nossa mente chamada id e tudo que foi reprimido ficam armazenados ali. O Ego é o princípio do prazer e existe em todos nós, e é a cesura de nossos desejos. Precisamos do ego pra nos adaptar ao meio que vivemos. A parte da nossa mente que diz o que podemos ou não fazer é o nosso superego. O ego se apresenta entre id e o superego para conciliar nossos desejos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com