TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Freud

Ensaios: Resumo Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 3

A teoria psicanalítica teve como fundador Freud, nascido em 1856, na Áustria. Freud formou-se em Medicina seu interesse inicial foi o estudo dos distúrbios mentais, sua compreensão e seu tratamento. Entretanto, Freud não seguiu o caminho rígido e oficialmente traçado pelas ciências médicas da época, que estavam fundamentadas basicamente na Biologia, na Histologia e na Filosofia. Na verdade, vários dos conceitos que ele adotou foram considerados, na época, “acientificos’ “metafísicos” e “mentalísticos”. Freud, ao aplicar métodos científicos na área da irracionalidade, lança os fundamentos da teoria psicanalítica. Nessa linha, Freud desenvolveu a teoria geral da dinâmica da personalidade, o estudo da natureza humana no decorrer das várias faixas de idade e a teoria do impacto da sociedade, da cultura e da religião sobre a personalidade. Como conseqüência, a psicanálise transformou- se de técnica terapêutica em teoria psicológica.

Os conceitos principais da teoria psicanalítica são os de energia, libido e pulsão; as subdivisões da personalidade (id, ego e superego); as qualidades mentais (consciente, pré-consciente e inconsciente); os instintos; as defesas do ego e a formação das características individuais. Quanto às subdivisões da personalidade, o ego pode ser considerado organizador de defesa, o superego é o sistema de interdições e o id, o pólo pulsional.

Em relação às qualidades mentais, a consciência recebe as informações do mundo exterior e interior, o sistema pré-consciente conjuga os conteúdos que escapam à consciência atual, mas que não são inconscientes no sentido estrito. O inconsciente, por sua vez, é constituído por conteúdos recalcados.

A aplicação da teoria psicanalítica no âmbito organizacional pressupõe a compreensão do que sejam desejos e necessidades. Além disso, deve ser considerada a perspectiva sob a qual as organizações abordam essa teoria. Assim, ao ter como objetivo a adequação do individuo ao seu meio ambiente, várias técnicas têm sido desenvolvidas nas empresas. Quando a teoria psicanalítica é compreendida na sua origem, tem-se uma aplicação totalmente diferenciada, que se volta para a verdadeira essência psicológica do ser humano e das conseqüências de ignorar-se este fato.

A teoria psicanalítica traz sua contribuição à compreensão do comportamento dos indivíduos nas organizações, possibilitando a compreensão do desenvolvimento mental do individuo enquanto ser desejante, único e individualizado.

Possibilita a identificação de mecanismos exteriores de repressão adotados

pelas organizações que, por sua vez, provocam mecanismos internos de defesa psicológica, explicando assim o processo de dominação e de falsificação da consciência. A teoria Psicanalítica contribui, ainda, para o conhecimento da perversidade das organizações ao usarem a sedução (manipulação) e com ela a introjeção pelo indivíduo de um ego desejado e delineado pela organização.

Ego este que se torna autoritário e inflexível, ocasionando a distorção das percepções e do pensamento num processo de falsificação da consciência, onde o indivíduo pensa que sente, deseja, se realiza e é feliz mas, na realidade, não pensa, não sente e não se realiza, mas segue o que a organização objetiva para ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com