TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Gestão De Pessoas

Monografias: Resumo Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  5.450 Palavras (22 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 22

GESTÃO DE PESSOAS – FOCO NOS PROCESSOS

1. PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS: basicamente compreende seis processos: processo de agregar pessoas (recrutamento e seleção), processo de aplicar pessoas (modelagem do trabalho e avaliação do desempenho), processo de recompensar pessoas (remuneração, benefícios e incentivos), processo de desenvolver pessoas (treinamento, desenvolvimento e aprendizagem), processos de manter pessoas (higiene e segurança, qualidade de vida e relações com sindicatos) e processos de monitorar pessoas (banco de dados e sistemas de informações gerenciais).

1.1) PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS (RECRUTAMENTO E SELEÇÃO): é o processo de aquisição de novas pessoas para a empresa. Compreende RECRUTAMENTO e SELEÇÃO DE PESSOAS.

1.1.1) RECRUTAMENTO DE PESSOAS: é o processo de comunicação a qual a empresa divulga e oferece oportunidade de emprego. O objetivo do recrutamento é atrair pessoas (candidatos) para serem selecionados. O recrutamento pode ser INTERNO ou EXTERNO.

1.1.1.1) RECRUTAMENTO INTERNO: tem como foco os funcionários da própria empresa. O recrutamento interno funciona através de oferta de promoções (cargos mais elevados na mesma empresa) e transferência (cargos do mesmo nível, mas, com outras habilidades).

1.1.1.2) RECRUTAMENTO EXTERNO: tem como foco as pessoas que estão fora da organização.

Técnicas de recrutamento externo: as principais técnicas para atrair pessoas que pretendem fazer parte da empresa são:

• Anúncios em jornais e revistas especializadas;

• Contato com agencias de recrutamento;

• Contatos com escolas, universidades e agremiações;

• Cartazes ou anúncios em locais visíveis;

• Apresentação de candidatos através de indicação de funcionários;

• Consulta aos arquivos de candidatos (em recrutamentos anteriores);

• Banco de dados de candidatos;

1.1.2) SELEÇÃO DE PESSOAS: após atrair candidatos pelo recrutamento, agora será realizada a escolha do(s) candidato(s) que ocupara(m) o(s) cargo(s) oferecido pela empresa, ou seja, será realizada a seleção de pessoa(s). A seleção de pessoas é o processo de escolher, dentre vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados ao(s) cargo(s) existente(s) na organização comparando os requisitos do cargo com o perfil das características do candidato. O responsável pela escolha de aceitar ou não o candidato será do chefe ou gerente do órgão ou setor requisitante. A função do órgão ou setor de seleção será apenas de assessoria ao órgão ou setor que requisitou a seleção.

O ponto de partida para iniciar um processo de seleção é a obtenção de informações sobre o cargo a ser ocupado e o perfil do ocupante desejado pela empresa.

1.1.2.1) TÉCNICAS DE SELEÇÃO: com base nas informações acerca do cargo a ser preenchido, o próximo passo é escolher a técnica de seleção mais adequada para a escolha do candidato desejado. A organização pode utilizar uma ou varias técnicas de seleção simultaneamente que podem ser divididos em etapas. As principais técnicas de seleção são: a entrevista, provas de conhecimentos ou de capacidades (concurso público, por exemplo), testes psicológico, testes de personalidade e técnicas de simulação (dinâmica de grupos).

RAZÕES PARA REJEIÇÃO

1.1.2.2) RESULTADO DA SELEÇÃO:

1.2) PROCESSOS DE APLICAR PESSOAS (MODELAGEM DO TRABALHO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO): é o processo de desenhar as atividades que serão realizadas pelas pessoas na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Compreende: a ORIENTAÇÃO DAS PESSOAS, MODELAGEM DO TRABALHO E A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO.

1.2.1) ORIENTAÇÃO DAS PESSOAS: é o primeiro passo para adequada aplicação das pessoas dentro dos cargos da organização. Orientar pessoas é encaminhar, guiar, indicar o rumo a alguém. Envolve o ajustamento da pessoa a cultura organizacional.

CULTURA ORGANIZACIONAL: é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas que são compartilhados por todos os membros da organização. A cultura organizacional é composta pelos seguintes componentes:

• Artefatos: é o primeiro nível da cultura e o mais superficial, visível e perceptivo. São as coisas concretas que cada um vê, ouve ou sente quando está na organização. Compreende: produtos, serviços, padrões de comportamento dos membros da organização, a forma de se vestir dos funcionários e vários outros.

• Valores compartilhados: é o segundo nível. São os valores mais relevantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Exemplo: uma organização que prioriza a segurança nos seus procedimentos e produtos (valor atribuído à segurança).

• Pressuposições básicas: é o nível mais intimo (profundo) na cultura organizacional. São as crenças inconscientes, as percepções, sentimentos e pensamentos dominantes e os quais as pessoas acreditam.

Os funcionários aprendem a cultura de várias formas, como histórias, rituais e cerimônias, símbolos matérias e forma de linguagem.

SOCIALIZAÇÃO OGANIZACIONAL: é a forma em que a organização adapta a pessoa a sua cultura organizacional. Os métodos mais utilizados para socializar os novos membros são: o processo seletivo (durante a seleção), conteúdo do cargo, supervisor como tutor, grupo de trabalho e o programa de integração (é um programa formal e intensivo de treinamento fornecido pela organização. É o mais utilizado).

1.2.2) MODELAGEM DO TRABALHO: são as maneiras de desenhar e estruturar os cargos dentro da organização e, por conseguinte, distribuir as tarefas as pessoas.

CARGO: é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com