TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Teológico da Disciplina de Filosofia

Por:   •  13/9/2020  •  Dissertação  •  5.376 Palavras (22 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 22

CURSO AVANÇADO DE TEOLOGIA

TRABALHO DA DISCIPLINA

FILOSOFIA

SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA

CAMPINAS - SP

2017

CURSO AVANÇADO DE TEOLOGIA

TRABALHO DA DISCIPLINA

FILOSOFIA

.

Trabalho  da Disciplina “ Filosofia” orientado pelo professor como avaliação do Curso Avançado de Teologia do Seminário Teológico Batista.

SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA

CAMPINAS - SP

2017

RESUMO DA DISCIPLINA FILOSOFIA

Não é de hoje, mas sim desde muito tempo na história, que a filosofia tem tido um relacionamento de amigo inimigo com o cristianismo e a teologia cristã.

Para alguns a filosofia é a serva da teologia, tendo a tarefa dela como sendo a formulação de argumentos para a defesa do cristianismo. Porém para outros  a filosofia é considerada como sendo uma ferramenta do diabo.

Por experiência própria temos presenciado estes tipos de divisões, entre os que acreditam ser a filosofia uma ciência que pode contribuir com a teologia, e enquanto outros são totalmente às avessas para com a disciplina filosofia.

A verdade é que não devemos sentir qualquer impulso ou para glorificar a filosofia, ou para marginalizar a filosofia. Devemos considerar que esta ciência possui testemunho  suficiente da sua importância  e que o debate filosófico tem seus méritos. O pensamento filosófico pode contribuir de modo relevante para a compreensão teológica.

Certamente que os erros da filosofia devem ser detectados e rechaçados a fim de confirmarmos sempre a linhagem distinta do pensamento cristão e procuramos refutar somente aqueles conceitos que são anticristãos.

Entender e compreender o que é a filosofia devem ser os primeiros passos antes de qualquer postura quanto a esta disciplina. Com todo amparo descrito nos é possível termos uma melhor compreensão dos anseios aos qual esta disciplina pretende proporcionar e assim como o que de fato devemos absorver e buscar para uma melhor estruturação teológica.

A muito ouço que jovens cristãos quando vão estudar  nas faculdades devem tomar cuidados especiais quando forem estudar a disciplina filosofia. Na verdade conheço alguns casos que infelizmente fazem jus aos gritos destes cuidados, pois algumas pessoas que se desviaram da fé, por terem encontrado um argumento filosófico o qual o persuadiu de maneira tal, que o mesmo não mais se encontra entre a igreja de Cristo.

Enfim, confesso que ao me deparar neste curso com esta disciplina me vieram à memória todos os casos aos quais eu tive conhecimentos semelhantes aos citados anteriormente. A sensação foi de apreensão.

Porém ao me por em oração, pude sentir a doce Presença do Espírito Santo que me fez saber e compreender que nem tudo que ouvimos por ai a fora, ou mesmo presenciamos realmente é do jeito que se declara.

É preciso passar pelo processo para aprendermos e compreendermos, ampliar os horizontes do conhecimento com a finalidade de propagar com maior clareza a Boa e Sã Palavra de Deus. E aqui estou trazendo esta resenha sobre a Disciplina de Filosofia, utilizando e dando crescimento a minha fé.

Após a leitura do livro proposto para meus estudos “Cabeças Feitas” Filosofia Prática para Cristãos, já posso ir adiantado que passo a enxergar esta disciplina com outros olhos, e a compreender o quão importante é o conhecimento da mesma para os que estudam teologia.

Ao ler o livro acima mencionado, o qual é a base deste resumo encontramos que a filosofia aparece apenas uma vez nas Escrituras, no N.T. em Col 2:8 “Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo”. Sendo esta a única ocorrência da palavra filosofia em toda a Bíblia.

Talvez por este motivo muitos cristãos tendem a rechaçar a filosofia mesmo antes de a conhecer e a estudar.

Porém é preciso verificar que o apóstolo Paulo estava referindo-se a um determinado tipo específico de filosofia, a heresia gnóstica da cidade de Colossos, que era contrária a fé cristã. E não se referindo à filosofia no sentido geral do termo.

Em  Atos 17:18, quando Paulo encontra alguns filósofos epicureus e estóicos que começaram a discutir com ele, o apóstolo não condena a filosofia como essencialmente nociva , antes responde sempre de maneira contextualizada, demonstrando conhecimento e capacidade de lidar com a cultura especulativa dos antigos gregos.

Só este trecho já nos esclarece que devemos ser cultos, buscar conhecimento para quando nos depararmos com certas situações tenhamos condições de ensinar, explicar, enfim fazermos a nossa parte em desenvolver e estudar, e a parte do Espírito Santo certamente Ele fará.

Por muito tempo tinha a sensação e descrição de que todos os filósofos eram descrentes e anticristos.

Esta sensação de que todos os filósofos eram incrédulos provavelmente vem enraizado em uma cultura de que o Conhecimento Teórico torna-se sinônimo de incredulidade.

Mas precisamos refletir mais sobre o assunto, e vermos que se isto fosse de fato verdade, a validade da filosofia não estaria ameaçada.

O exemplo citado dos médicos nos faz refletir bem sobre isso: E é bem possível que a maioria dos médicos não sejam cristãos, e apesar disso, a medicina por eles praticada não merece descrédito por esse motivo.

Devemos acreditar que Deus fez o homem com capacidade e talentos que mostram a glória de Deus e a maravilha da criação, ainda que esse ser humano não reconheça que seus dons vem de Deus. Todavia não é bem verdade que filósofo é sinônimo de incredulidade.  Ao me deparar com a informação descrita no livro de que homens do passado tais como: Agostinho, Alberto Magno, Anselmo e Tomás de Aquino,  dentre outros os quais acreditavam piamente nas verdades cristãs, sendo os mesmo entre outras qualificações também filósofos,  fiquei realmente  surpreso e em êxtase.

Interessante é compreender que um bom filósofo pode muito bem ser um cristão muito piedoso e fiel.

O posicionamento descrito: “O mundo é real e bom, e a mente humana é capaz de investigá-lo e chegar a algum conhecimento válido; essa avaliação pode e deve redundar no reconhecimento e até glorificação do Criador”, nos traz realmente uma nova visão sobre a filosofia.

A reflexão filosófica permite que detectemos o nosso próprio sistema de valores; muitas vezes uma pessoa converteu-se e tornou-se cristã, mas continua agindo por valores consumistas, hedonistas, individualistas, etc..., e nunca se deu conta disso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com