TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo a Entrevista Ajuda Capitulo

Por:   •  26/3/2022  •  Resenha  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

A entrevista psicológica

Cap.1 - Seu emprego no diagnóstico e na investigação

Entende-se que a entrevista para o contexto do profissional psicólogo, é vista como fundamental em suas diversas formas e aplicações. Vemos que o sujeito entrevistador, se apropria de manejos, observando e controlando o que ocorre durante o contato direto como o entrevistado, devendo buscar ser funcional e dinâmico o suficiente para que possa permanecer nos limites de uma atitude profissional. Deste modo, o conceito de entrevista se difere dos conceitos de consulta e anamnese.  A entrevista é um procedimento que o profissional utiliza, ela é objetiva ao estudo do indivíduo e seus comportamentos apresentados em todo o curso da relação estabelecida com o profissional, durante o tempo em que essa relação durar.  

Outro pilar que deve acompanhar a entrevista é a investigação, é com ela que se investiga a conduta e a personalidade de seres humanos. Ao decorrer desse capítulo, o entrevistado pode ser uma figura que está em constante consciência, pois para que ela procure uma e uma entrevista, é necessário que tenha chegado a uma certa preocupação ou insight de que algo não está bem, de que algo mudou ou se modificou, ou então perceba suas próprias ansiedades ou temores.  Mas ele também pode ser representado por alguém que foi encaminhado, e nesse caso é necessário a comunicação tanto com o entrevistado quanto com quem o encaminhou.

Em questões sobre interpretação, é mais proveitoso que se use como base as informações que estão acontecendo no aqui e agora da entrevista,  que não o julgue, mas que o compreenda e acolha.

Por fim, os dados que integram o informe psicológico, um guia que  responde especificamente ao objetivo com que tal estudo se efetuou. Dados pessoais, procedimentos utilizados, motivos do estudo, descrição sintética do grupo familiar, problemática vital, descrição de padrões, descrição de traços de caráter e de personalidade, resultados de testes e uma  prognóstica do ponto de vista psicológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com