TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo artigo psicologia organizacional e do trabalho

Por:   •  3/12/2021  •  Resenha  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Artigo Psicologia Organizacional E Do Trabalho

A  Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) tem como objetivo  estudar a relação do homem com o trabalho, a sociedade e o ambiente ocupacional, assim através dessa proposta fornecer um ambiente de trabalho saudável.Seu conceito está ligado à capacidade de produção e a atividades que colaborem para o desenvolvimento de colaboradores.

Tendo como objetivo central, trabalhar no desenvolvimento dos colaboradores de maneira geral e na resolução de problemas ligados à gestão de pessoas. Visto que por meio POT se instaura fonte de sobrevivência, realização pessoal e profissional do ser humano, usando técnicas e práticas aplicadas em organizações do trabalho.

O desenvolvimento da psicologia organizacional e do trabalho no Brasil acompanharam as ocorrências mundiais relativas à área. Assim surgindo na primeira fase em 1924 sendo nomeada como Psicologia Industrial, a segunda fase a partir de 1970 denominada como Psicologia Organizacional e a terceira fase e atual compreendida como a Psicologia do Trabalho ou também denominada Psicologia Organizacional e do Trabalho. Seu aparecimento está associado à crescente industrialização que ocorreu nos principais países do cenário Ocidental, no fim do século XIX e início do século XX.

Alguns desafios encontrados pela classe seria grande parte envolvida por meio do seu compromisso ético e social em sua atuação dentro das organizações, visto que seu serviço é solicitado por ela assim formando um vínculo com a instituição, acima disso tem um compromisso social. O psicólogo dentro das organizações encontra enpasses com sua formação, pois a função seria a promoção da saúde e dentro de empresas que visam lucros acima de tudo esse papel encontra barreiras, perante isso o profissional deve desenvolver trabalhos para que haja bons resultados para as partes envolvidas.

Com a mudança do mercado foi solicitado cada vez mais a presença do profissional, mas atualmente existem outras vertentes para sua atuação, são essas:

  • Consultorias

Tem como objetivo central uma consultoria em psicologia que tem como foco aplicar os conhecimentos desta ciência ao ambiente de trabalho, visando melhorar as relações e também a produtividade. Além disso, podendo contribuir em processos de recrutamento e seleção entre outras atividades de extrema importância dentro das organizações.

  • Coaching

O Coaching Organizacional visa acompanhar pessoas e organizações no desenvolvimento de suas habilidades a fim de alcançar os desafios estratégicos desejados visando resultados.

 

  • Saúde mental no trabalho

Tendo como foco principal o bem-estar  e a qualidade de vida em relações interpessoais, assim entendendo os conflitos existentes na jornada de trabalho assim surgidas para que haja o desenvolvimento humano no âmbito psicossocial assim havendo intervenções.  

Com  a chegada do capitalismo a sociedade se viu modificando assim colocando o trabalho como parte central da vivência do homem. Assim o psicólogo se vê na obrigatoriedade de buscar recursos intelectuais para suprir a demanda das organizações e trabalhadores, hoje sendo mais voltada para a saúde do trabalho e bem estar do trabalhador e qualidade de vida dentro e fora da organização. Dentro das organizações é imprescindível o trabalho multifuncional com diferentes profissionais, pois somente assim o psicólogo poderá conhecer de fato a necessidade daquela empresa com o objetivo central da busca de bons resultados e a sua eficácia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (286.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com