TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de artigos sobre adultos infatilizados

Por:   •  6/5/2019  •  Resenha  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo de temáticas de pesquisa em psicologia

Sara de Oliveira M. da Silva – RA: C6597J-4

Curso: Psicologia – 6°Semestre

Professora:Sandra mara tenchena

São Paulo - SP

2018

O artigo “A síndrome de Peter Pan na contemporaneidade foi escrito pela estudante de psicologia VIVIANE REGINA ANDRADE NASCIMENTO na Faculdade Ingá, orientada pela professora mestre em ciências da saúde JHAINIEIRY CORDEIRO FAMELLI FERRET, pela universidade estadual de Maringá e PUBLICADO na revista UNINGÁ Review em 2015.

A estudante relata a síndrome de Peter Pan na contemporaneidade, através de pesquisas realizadas em vários artigos científicos, uma das referências da estudante foi “Kiley D. Síndrome de Peter Pan. São Paulo: Círculo do Livro S.A. 1983; 253”. (encontrado na bibliografia da estudante.)

Antigamente acreditava-se que a síndrome de Peter Pan ou adolescência prolongada era portada apenas por homens, mas através de pesquisas, foi observado que, o comportamento de imaturidade, ansiedade, irresponsabilidade, solidão, narcisismo, atinge também as mulheres, geralmente jovens adultos a partir dos 25 anos que, mesmo que o corpo tenha desenvolvido normalmente em aspecto físico continuam com o psiquismo imaturo apesar da idade, esses jovens adultos adiam sua independência e procuram não assumir suas responsabilidades, insistem em não sair da casa dos pais e a depender deles como se nunca tivessem saído da adolescência.

No artigo “A SÍNDROME DE PETER PAN NA CONTEMPORANEIDADE”

percebe-se que foi uma descoberta do autor Dan Kiley (1983), através de observações em homens de 17 a 50 anos de classe média ou alta, egoístas em seus relacionamentos, com comportamentos considerados infantis para sua faixa etária de idade e apesar de sua dependência emocional dos pais, sua relação com eles são geralmente de conflitos, com sentimentos ambivalentes em relação à mãe e distantes do pai.

Kiley (1983) afirma que eles podem sofrer de um tipo de “paralisia emocional”, De certo modo presos na adolescência, portanto com isso atualmente percebe-se que a SPP está atingindo cada vez mais os padrões da população e as normalidades estão se modificando com essa Adolescência prolongada

A síndrome de Peter Pan segundo Kiley (1983) não pode ser considerada uma doença mental, nem impede o sujeito de viver em sociedade, porém, se não tratada, o sujeito não se acomoda e não se importa com nada, pois prefere fica na tranqüilidade ao seu redor.

Alega também que não que não é possível perceber a Síndrome em crianças, porque o nível de maturidade ainda é Inferior, apenas é possível identificar, através de ações Imaturas que não convém para a faixa etária em fase adulta.

É interessante que no artigo é citado de maneira ordenada os sintomas da síndrome, é definido como primeiro sintoma a irresponsabilidade do indivíduo diante de alguns aspectos, como por exemplo, quando mais jovem o sujeito quer deixar tudo para depois, no trabalho quer se empenhar, mas não quer batalhar para isso, deixando tudo para depois e quando mais velho diante dessa atitude de deixar para depois quer recuperar o tempo que perdeu se empenhando excessivamente e tarefas mais do que deveria para recuperar o tempo perdido e mostrar que é capaz.

A Estudante relata em seu artigo baseado na pesquisa de Kiley (1983) outros sintomas como a ansiedade e solidão e também conflito com a sexualidade.

Diante do artigo foi possível identificar que a síndrome Peter Pan é citada não mais como uma síndrome, pois já está entrando nos padrões de normalidade, inclusive é chamada de vários nomes não somente d e síndrome de Peter Pan, mas também como homem menino, adulto que não quer crescer, criança eterna, entre outros nomes, portanto podemos considerar que atualmente os adultos estão apresentando dificuldades para enfrentar o luto da juventude com a fase adulta, com isso demoram mais para perder a infantilidade prolongando a infância e a juventude, portanto a dificuldade não está em entrar e sim em sair desse luto e finalmente entrar na fase adulta.

O artigo GERAÇÃO X: ADULTOS INFANTILIZADOS - UMA ANÁLISE DO

FENÔMENO foi escrito por Andréia Perroni Escudero DITO EFEITO - ISSN 1984-2376 ANO III, Vol. 3, N.º 3, 2012 UTFPR-CAMPUS CURITIBA.A autora faz

um relato referente a síndrome de peter pan mas considera o assunto como “adolescência”pois alega ser característica da geração X,a atual em qual vivemos. Através de estudos percebe que atualmente a geração está diferente diante da modernidade e com isso os adultos acabam tendo uma fuga da realidade para um mundo infantilizado,reforça isso através de e relatos de indivíduos adultos que gostam de se fantasiar de personagens infantis,o'que seria mais comum na faixa-etária de crianças e jovens,ressalta isso mais uma vez trazendo vários exemplo,um deles é a comparação de idades dos leitores dos livros de harry potter,pois a grande maioria dos leitores foram adultos apesar do público alvo ser para crianças.

Além disso relata ser impossível enumerar todos os fatores que podem ser aspectos de um adulto

vivenciando uma adolescência tardia, porque não existe um comportamento que seja específico somente ao adulto ou somente ao adolescente. Percebe se que a autora não tem interesse em catalogar,apenas identificar esses comportamentos dessa nova geração X,de adultos infantilizados,segundo a autora somente após determinada idade adulta podemos identificar ou considerar qualquer comportamento e aparência divergente do padrão do estereótipo nos últimos séculos pela sociedade relacionado ao ser “adulto”,com atitudes ou comportamentos não dignos para a sua faixa etária,Portanto adultos infantilizados .

Além disso a autora acredita ser Importante destacar que o comportamento “adultescente” não reúne apenas características negativas como a questão da fuga de responsabilidades,ou tédio, e instabilidade nos relacionamentos, alega que o fato de termos encontrado esses comportamentos em adultos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com