TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como fazer amigos & Influenciar pessoas

Por:   •  2/5/2017  •  Resenha  •  4.930 Palavras (20 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 20

Rio de Janeiro, 28 de abril de 2017

Já imaginou um assunto que pode ser tratado da mesma forma há muitos e muitos anos? Aquele que não se remete a nenhum período específico da história, mas moldou-a desde os seus primórdios até os dias de hoje da mesma forma? Como fazer amigos & influenciar pessoas foi escrito por um especialista em relacionamento humano, lançando sua primeira versão deste Best Seller em 1936. Dale Carnegie veio a falecer em 1955, mas se dermos sua obra a duas pessoas, uma em 2000 a.C e outra em 3000 d.C, provavelmente, terão o mesmo proveito do conteúdo.

A arte de lidar com as pessoas não é apenas um dom, e sim, algo que pode ser aprendido e melhorado, vemos nas diversas histórias contadas no livro que os mais importantes nomes da história mundial, tinham os mesmos problemas, e alguns dos pensamentos ali descritos mudaram o destino de todas as civilizações. Os problemas do mundo, em sua maioria, não são criados pelo meio ambiente, os animais, ou mesmo divinos, as dificuldades aqui enfrentadas desde sempre, foram criadas por nós mesmos. E apenas nós, os seres humanos, com telencéfalo desenvolvido, somos capazes de também resolvê-los.

A obra passeia principalmente por quatro áreas que toda e qualquer pessoa que deseja ter sucesso, terá que refletir em algum momento da sua jornada: Como lidar com as pessoas, como fazer com que as pessoas gostem de você, como fazer com que os outros pensem igual a você e como ser um bom líder. Esse deveria ser o caminho normal de qualquer um que deseja construir uma relação forte com outras pessoas, sejam eles amigos pessoais ou colegas de trabalho, independentemente da hierarquia. Se pularmos qualquer uma dessas etapas, a chance de insucesso é muito maior, quando a autoridade e a força são utilizadas, tirando a confiança, o resultado não será tão satisfatório quanto poderia.

Imaginemos que as duas grandes guerras foram causadas, exatamente pela falta de tato na condução das relações interpessoais, imaginem quantos outros problemas de tamanha proporção também não foram causados por isso, quantos casamentos e amizades não tiveram um fim precoce pela falta de cuidado que as vezes temos uns com os outros. O inverso também é verdadeiro, poderíamos fazer um grande exercício para ver como seria o mundo, se o estudo do tratamento das pessoas nunca fosse feito, como poderíamos estar hoje em dia se qualquer um tratasse o outro da forma que bem entende, provavelmente nossa população não estaria nas condições que hoje está.

Dale não apenas nos mostra como o mundo foi moldado e como seus alunos modificaram as suas vidas em prol do relacionamento com seus semelhantes, ele nos mostra como devemos nos portar daqui em diante, para que possamos alcançar os mesmos benefícios descritos. A forma com que tratamos as pessoas diz tudo sobre nossa personalidade, não precisamos necessariamente dizer alguma coisa, se apenas sorrirmos mais, já passamos uma impressão diferente de quem somos.

No mundo das vendas essa relação é ainda mais importante, você não deve tentar fazer uma pessoa adquirir o produto X se você usa ou vive de forma que aquilo não existe. Molde-se! Viva o seu produto. Não existe trabalhar para vender alguma coisa, existe sim viver em prol da sua marca. Não vendemos apenas quando estamos frente-a-frente com o cliente direto, vendemos quando andamos na rua, quando estamos no trânsito e até quando estamos na nossa hora de lazer. Primeiro devemos nos vender como pessoas, se o receptor acreditar no que somos e passarmos confiança, o produto que vamos entregar é mero detalhe. Devemos conhecer o outro a fundo e saber o que lhes agrada, assim tornaremos o nosso produto a resposta para todos os seus problemas.

Parte I – Táticas fundamentais para lidar com as pessoas

Iniciamos a jornada falando sobre o simples tratamento para com o próximo, na realidade o desenvolvimento da obra é muito repetitivo, porque não tem como cumprir os passos mais “avançados” sem completar os básicos, mas estes são matéria primas daqueles. Durante toda a narrativa fala-se sobre como criticar, ou na melhor das hipóteses como não criticar nunca uma pessoa, mesmo que ela esteja o mais errado que se possa estar. Sempre a forma que devemos tratar o outro é recompensando suas boas atitudes, não recriminando seus erros. Devemos sempre procurar a melhor forma de abordar as questões levantadas no dia a dia, sem colocar a autoridade de forma desnecessária. Devemos ter em mente que se somos gestores de alguém, e se os erros insistem, ainda mais quando acontece com outras pessoas, o erro está em nós mesmos, e na forma que estamos lidando com esses assuntos.

Todo mundo tem uma justificativa para o que está fazendo, e aquilo faz sentido na cabeça do transgressor, logo, não adianta repreender, precisa alterar a lógica desde a raiz do problema. Estar sempre presente é outro conceito no tratamento com as pessoas, não podemos apenas dar ordens e não conhecer o que estamos mandando fazer, faça-se presente, converse, estimule, seja o exemplo. O tratar das pessoas, novamente, vai muito além da forma que falamos com elas, e sim da forma que agimos sempre.

Quando tratamos de pessoas, estamos falando de outros seres com vontades, desejos e muita vaidade, sempre que levarmos para a agressão e atingir esse ego, nossos objetivos se tornam muito mais complicados de alcançar. Devemos tratar todos da mesma forma e esta deve ser a mais polida e mais gentil de todas, em todas as situações, não há motivo no mundo que uma pessoa mereça ser desrespeitada.  “Procuremos descobrir por que fazem o que fazem. Essa atitude é muito mais benéfica e intrigante do que criticar; e gera simpatia tolerância e bondade”.

Todo mundo tem um desejo em comum, o desejo de ser importante, o desejo de ser reconhecido, de ter atenção. Este é o ponto de partida para todas as nossas ações, se tivermos isso na cabeça, poderemos tomar as rédeas do todas as situações que acontecem à nossa volta. Como mencionado acima, as pessoas sempre terão suas justificativas, e normalmente é por esse desejo supracitado. Devemos sempre despertar no próximo o entusiasmo, e a vontade de ajudar e se sentir queridos, se conseguirmos isso, poderemos fazer o que quisermos. Procure nas pessoas o que mais lhes afligem, tente fazer com que aquilo passe a ser uma virtude, mostre que não há motivos para aborrecimento, mas seja sincero, não bajule simplesmente, você deve acreditar piamente naquilo que diz e, faça com que ele também acredite, e terá para sempre um aliado.

O ser humano é muito egocêntrico, gostamos de atenção, gostamos que alguém nos dê ouvidos e nem sempre queremos alguma coisa específica, queremos apenas falar, dividir. E por que não ser exatamente essa pessoa que escuta? Se falarmos sobre o que os outros querem e vermos o ponto de vista “deles” aprendemos mais! Essa é a chave para influenciar alguém, se deseja isso, escute, converse sobre o que a outra pessoa quer, veja o seu ponto de vista e acredito que saberá como falar o que quiser com ela. Vender é exatamente isso, se souber quais são as necessidades do outro poderá vender o que quiser. Desperte neles o desejo ardente de querer-te por perto, seja uma pessoa que todos admiram, conseguindo isso “terá o mundo ao seu lado, se não conseguir trilhará um caminho isolado”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com