TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Livro: Como fazer amigos e influenciar pessoas

Por:   •  3/4/2018  •  Resenha  •  2.726 Palavras (11 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 11

COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS

(Dale Carnegie)

PARTE 1: SE VOCÊ QUER CAUSAR UMA BOA PRIMEIRA IMPRESSÃO, SORRIA.

        São as nossas ações e não as nossas palavras que mostram para os outros o que pensamos sobre eles. Assim quando vamos conhecer alguém, o jeito mais fácil de dizer “eu gostei de você e estou muito contente por conhecê-lo” é simplesmente sorrindo.

        Nós humanos somos apaixonados por pessoas que sorriem para nós. Quando uma pessoa que acabamos de conhecer sorri, temos uma tendência natural de gostar dela. Por exemplo, ver o sorriso de um bebê nos faz sentir muito bem por dentro assim como ver um cachorro abanar o rabo freneticamente por estar contente em nos ver. Se você quer que alguém goste de você de primeira, você deve mostrar aos outros o quanto você gosta de estar com eles. Se você está feliz por encontrar alguém essa pessoa também ficará feliz em vê-lo.

        Psicólogos descobriram outro efeito causado por sorrir em excesso, parece que a conexão entre emoções positivas e o sorriso não é uma via de mão única, sorrir conscientemente pode levar a emoções positivas, assim como emoções positivas podem levar a um sorriso involuntário. Isso quer dizer que, quando sorrimos deixamos tanto as outras pessoas mais felizes como também a nós mesmos. Por isso, podemos dizer que um sorriso não custa nada e traz muita alegria para quem o vê.

PARTE 2: SE VOCÊ QUISER QUE OS OUTROS GOSTEM DE VOCÊ, NÃO OS CRITIQUE.

`        Criticar as pessoas e apontar seus erros não ajuda a mudarem o seu comportamento e certamente não as ajuda a aprender nada. Isso se dá porque normalmente as pessoas são guiadas por emoções ao invés da razão. Mesmo que a crítica pareça justificada normalmente ela não tem o efeito desejado. A pessoa criticada não está prestando atenção no que você está dizendo por que ela se sente atacada e sua reação natural é imediatamente defender a sua posição e por fim, contra atacar.

        Criticar alguém pode até te ajudar a desabafar, mas em longo prazo isso só vai fazer com que as pessoas gostem menos de você. Muitas pessoas bem sucedidas criaram o hábito de nunca criticarem ninguém abertamente, por exemplo, Benjamin Franklin dizia que o segredo para o seu sucesso era nunca falar mal de nenhum homem. Abraham Lincoln também aprendeu bem essa lição, ele costumava criticar publicamente seus oponentes até que um dia suas críticas quase o levaram a um duelo de espadas. A partir daquele momento ele parou de criticar os outros abertamente. Durante a guerra-civil americana ele disse “não os critiquem, eles são o que nós seríamos nas mesmas circunstâncias” dizendo isso para aqueles que falavam mal dos sulistas.

        Criticar é fácil, mas é preciso ter caráter para ser compreensivo e perdoar os outros por seus erros e deficiências. Se você quiser que os outros gostem de você, tente entender o que os motiva, aceite suas dificuldades e crie o hábito de nunca criticá-los abertamente, pois isto voltará para assombrá-lo.

PARTE 3: SE VOCÊ QUISER QUE OS OUTROS GOSTEM DE AJUDÁ-LO, MOSTRE A SUA ADMIRAÇÃO COM FREQUÊNCIA.

        Como você pode convencer alguém a lhe fazer um favor? Você deve garantir que eles queiram fazer! E como isso é possível? Você deve motivar o outro com uma simples recompensa: sua sincera admiração ou gratidão.

        Um dos mais fortes motivadores do comportamento humano é o desejo de ser valorizado pelos outros. Todos nós gostamos de ser elogiados e ouvir que estamos fazendo um bom trabalho. Algumas civilizações chegam a dizer que todas as civilizações se baseiam no desejo humano pelo reconhecimento. Nosso desejo por aceitação e por elogios nos faz subir a montanha mais alta, escrever novelas e criar empresas multimilionárias. E o que podemos aprender com isso? A possibilidade de receber um elogio como recompensa é um motivador muito mais forte do que ameaçar os outros com punições por um trabalho mal feito.

        Para alguém querer lhe ajudar, você deve ser conhecido como uma pessoa que mostra admiração e consideração e não como uma pessoa que critica.

        Para mostrar sua gratidão e se tornar alguém com quem as pessoas gostam de trabalhar use expressões simples como obrigado, me desculpe e aprenda a fazer elogios sinceros. Não fique bajulando as pessoas, elas logo irão perceber isso. Sua gratidão deve ser sincera. Para conseguir esse grau de sinceridade é crucial ter a mentalidade correta, tente pensar como Ralph Waldo Emerson que dizia que toda pessoa que ele conhecia era superior a ele de algum modo, assim sempre existia algo para ele aprender e valorizar nos outros. Se você respeitar os outros e levá-los a sério achará mais fácil valorizar o trabalho deles e mostrar uma gratidão sincera e por sua vez eles vão gostar e vão querer trabalhar mais com você.

PARTE 4:         SE VOCÊ QUISER SER INTERESSANTE, SE INTERESSE PELOS OUTROS.

        Todos nós gostamos de um bom ouvinte, especialmente quando as pessoas nos encorajam a falar mais sobre nós mesmos. Todos os seres humanos naturalmente se interessam por si mesmos e consequentemente ficam felizes em conhecer pessoas que tem interesse neles. Se você quiser ser simpático e interessante ouça ao invés de falar, pergunte aos outros sobre eles e os encoraje a falarem o quanto quiserem o segredo de ser interessante é simplesmente estar interessado. Ouvir de verdade envolve prestar total atenção na outra pessoa, faça esforços sinceros em mostrar que você está realmente interessado em ouvi-los, não os interrompa e nem fique distraído. Sigmund Freud ficou famoso por sua habilidade de ouvir, ele se destacou por mostrar aos outros o quanto ele achava interessante o que ele ouvia. As pessoas se sentiam tão confortáveis que em troca revelavam suas mais íntimas emoções e experiências a ele. Por outro lado, falar demais sobre si mesmo, não dar ouvidos e interromper os outros quando eles falam fará com que as pessoas não gostem de você.

        Falar só sobre você indica egocentrismo se tornando extremamente desagradável para os outros. Portanto, se você quiser ser mais agradável tente ser um bom ouvinte e incentive os outros a falarem especialmente sobre eles próprios.

PARTE 5: MOSTRE SUA APRECIAÇÃO PELOS OUTROS FALANDO SOBRE O QUE É IMPORTANTE PARA ELES.

        As pessoas gostam de conversar com um bom ouvinte, mas, mais do que isso elas gostam de conversar com pessoas que conhecem e se interessam pelas mesmas coisas que elas, como seus trabalhos e hobbies. Todos gostam de conversar sobre o que é importante para eles mesmos então naturalmente gostam de quem tem os mesmos interesses, veja Roosevelt como um exemplo. Quando ele ia conhecer alguém ele se preparava, lia absolutamente tudo a respeito do que era interessante para a outra pessoa. Ele entendeu que o caminho para ser valorizado por qualquer pessoa era a habilidade de conversar com a pessoa sobre o que ela mais gosta. É claro que existe um assunto que todos se interessam: eles próprios. Toda pessoa sente que é valiosa e interessante e gostam quando os outros confirmam essa crença. Benjamin Disraeli estava absolutamente certo quando disse “fale com as pessoas sobre elas próprias e elas ouvirão por horas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com