TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro Por Um Fio

Por:   •  26/11/2020  •  Resenha  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do livro Por um Fio

Disciplina: Psicologia Hospitalar

O  livro Por um Fio demonstra a experiência do doutor Drauzio Varella como oncologista e traz uma reflexão importante sobre como lidar com a iminência da morte, apresentada por quem lida direto com ela.

Por mais que a temática desse livro seja pesada o doutor Drauzio consegue abordar com muita sensibilidade e leveza, trazendo importantes reflexões para nós sobre a morte.

O livro foi organizado em pequenos capítulos, em que cada um narra histórias reais sobre alguns pacientes, o interessante nesse livro que no decorrer dele podemos notar o quão singular o doutor Drauzio lida com o objetivo principal da medicina, que para ele não se trata apenas de curar o paciente mas também de aliviar o sofrimento humano.

Imaginar a morte como um fardo prestes a desabar sobre nosso destino é insuportável. Conviver com a impressão de que ela nos espreita é tão angustiante que organizamos a rotina diária como se fôssemos imortais e, ainda, criamos teorias fantásticas para nos convencer de que a vida é eterna.

Durante as aulas e fazendo a leitura do livro podemos perceber varias facetas da morte, e que cada um lida de maneiras diferentes quando se deparam com a morte eminente, e nós como profissionais devemos ter empatia e sensibilidade e acima de tudo devemos respeitar a vontade do paciente, proporcionando não só para o paciente mas para os familiares suporte necessário para que passem por essa situação difícil.

Pra mim esse semestre essa matéria teve muita importância, não só como futura profissional, mas como um familiar que perdeu um ente querido, que tem que lidar com a dor da perda e lidar com uma das facetas da morte, tive dificuldades para estar nas aulas com temáticas tão pesadas, porem necessárias, queria ter tido o suporte de um profissional quando o meu avô deu entrada no HGG no domingo no dia dos pais e faleceu no domingo seguinte, vejo a diferença de quando se tem um suporte de profissionais, e de quando esses profissionais realmente se importam com seus pacientes, por isso a empatia e tão importante, e ter essa experiencia me faz encarar a morte com outros olhos e quero ser uma profissional que realmente se importa com cada indivíduo, pois vou olhar pra cada sujeito e ver além de sua enfermidade, vou ver uma pessoa com sua historia e subjetividade e o mesmo com sua família e ajudar a essas pessoas a passarem por esses momentos de luta e de dor.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com