TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Texto: Bourdieu e a Educação

Por:   •  3/11/2022  •  Resenha  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade de Sociologia II

Resumo do Texto: Bourdieu e a educação

Dossiê Pierre Bourdieu – Revista Cult

Pelo sistema de ensino, as diferenças iniciais de classe são transformadas em desigualdades de destino escolar e em forma específica de dominação.

Ana Paula Hey e Afrânio Mendes Catani

Pierre Bourdieu produziu um conjunto de análises no âmbito da sociologia da educação e da cultura que influenciou decisivamente algumas gerações de intelectuais, obtendo o reconhecimento de pesquisadores, estudantes e ativistas que atuam em várias outras esferas da sociedade. Conceitos e categorias analíticas por ele construídos constituem hoje moeda corrente da pesquisa educacional, impregnando boa parte das análises brasileiras sobre as condições de produção e de distribuição dos bens culturais e simbólicos, um jogo de dominação e reprodução de valores.

Bourdieu, procurou questionar, nas sociedades de classes, temática que persegue muitos intelectuais: a compreensão de como e por que pequenos grupos de indivíduos conseguem se apoderar dos meios de dominação, permitindo nomear e representar a realidade, construindo categorias, classificações e visões de mundo as quais todos os outros são obrigados a se referir. Compreender o mundo, para ele, converte-se em poderoso instrumento de libertação - e esse procedimento que ele realiza, dentre outros domínios, no educacional.

A cultura vem a ser um sistema de significações hierarquizadas. A dominação cultural se expressa na fórmula segundo a qual a cada posição na hierarquia social corresponde uma cultura específica (elitista, média, de massa), caracterizadas respectivamente pela distinção, pretensão e privação. Definida por gostos e formas de apreciação estética, a cultura é central no processo de dominação; e a imposição da cultura dominante como sendo "a cultura" que faz com que as classes dominadas atribuam sua situação subalterna a sua suposta deficiência cultural, e não a imposição pura e simples. O sistema de ensino desempenha papel de realce na reprodução dessa relação de dominação cultural.

A escola como reprodutora da dominação

A função do sistema de ensino é servir de instrumento de legitimação das desigualdades sociais. Longe de ser libertadora, a escola é conservadora e mantém a dominação dos dominantes sobre as classes populares, sendo representada como um instrumento de reforço das desigualdades e como reprodutora cultural, pois há o acesso desigual à cultura segundo a origem de classe. Bourdieu construiu sua trajetória analítica no domínio da sociologia da educação, opondo-se ao idealismo. Desmonta os mecanismos através dos quais o sistema de ensino transforma as diferenças iniciais em desigualdades de destino escolar. Explora a relação com o saber, em detrimento do saber em si mesmo, mostrando como os estudantes provenientes de famílias desprovidas de capital cultural apresentarão uma relação com as obras da cultura veiculadas pela escola que tende a ser interessada, laboriosa, tensa, esforçada, enquanto para os alunos oriundos de meios culturalmente privilegiados essa relação está marcada pelo diletantismo, desenvoltura, elegância, facilidade verbal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com