TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do filme “Freud Além da Alma”

Por:   •  24/7/2022  •  Artigo  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

                                           Resumo do filme “Freud Além da Alma”

Aluna: Regiane Marcondes dos Santos                               Módulo 1: Introdução à Psicanálise

Prof: Márcio

O filme "Freud Além da Alma" retrata os momentos difíceis que Freud viveu no início de sua carreira. A descoberta de Freud está incorporada na própria experiência pessoal do psicanalista e na teoria que ele desenvolveu sobre o complexo de Édipo. Freud levou uma pessoa com histeria ao hospital sem o consentimento de outros médicos no início do filme. A histeria é um sintoma inconscientes aparece na forma de esquizofrenia ou sintomas físicos. Na verdade, os sintomas da histeria podem se manifestar em homens e mulheres.

Na verdade, o filme não mostra só as glórias do caminho, mas as dificuldades que ele encontrou nas suas experiências, estudos e vida. Através dos estudos Freud muda o conceito que desde a Idade Média era vista a histeria como uma possessão demoníaca e passa em conjunto com Breuer, faz descobertas interessantíssimas para desmistificar e trazer mais clareza a esta questão:

Um sentido da libido reprimida como um trauma, a lembrança como catarse para chegar à cura. A admiração que Freud tem pelo colega Charcot onde seu trabalho recebeu apoio. A hipnose era muito usada, mas pelo visto nem todos tinham a facilidade de serem hipnotizados. Enquanto cuidava de alguns sintomas, fazia com que outros problemas relacionados surgissem. As ordens eram dadas apenas enquanto estavam sob hipnose, fazendo com que não se lembrassem do que externaram e revivessem a histeria depois de um tempo.

Quando desmaiou e não conseguia ir ao enterro de seu pai , Freud começa seus estudos sobre o Complexo de Édipo, conheceu um jovem, sob hipnose, disse que matou seu pai e amava sua mãe. Freud encontrou obstáculos para apresentar suas ideias, porque os médicos do conselho não se importaram, ridicularizaram e desacreditaram. No entanto, ele conta a lenda de Édipo. De acordo com Freud, todas as crianças devem estar inclinadas a vivenciar os estágios de desenvolvimento do complexo de Édipo, portanto  as crianças não são capazes de evitar as pulsões ou mesmo bloqueá-las, pois nem mesmo um adulto consegue isso.

A criança vai sendo segundo Freud , lapidada e moldada, tendo a fase oral, fase anal, fase fálica, fase de latência, fase genital( abandonando a sua infância para adentrar na vida adulta). Quando Freud consegue ir ao cemitério é retratado uma alusão aos bloqueios vividos entre ele e o pai durante a vida e como isso o afetou.

Conclusão: Não apenas os outros, mas o próprio Freud, também serviu como cobaia de sua própria pesquisa científica. De fato, em Freud trata-se de uma “alma” muito particular que em nenhum caso se confunde com uma substância, ainda que imaterial, como proporia uma concepção cartesiana. Neste momento nasce a psicanálise, que tem por objetivo tornar consciente o material reprimido no inconsciente. A partir deste momento, Sigmund Freud passa a tratar seus pacientes através da fala. Identificando seus mecanismos de defesa do ego, seus traumas, analisando o conteúdo simbólico de seus sonhos e a dinâmica da transferência e contratransferência. A metodologia usada neste trabalho foi a observação audiovisual do filme “Freud Além da Alma” e pesquisa bibliográfica onde foi possível concluir que é muito importante o indivíduo conhecer a si mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (287.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com