TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do que seria uma pesquisa científica

Artigo: Resumo do que seria uma pesquisa científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do que seria uma pesquisa científica

Através dessa breve reflexão sobre a construção e os caminhos da pesquisa científica, percebe-se a necessidade de se reavaliar criticamente as relações entre sujeito e objeto do conhecimento, tendo em vista uma recusa do autoritarismo da verdade, ou seja, a relativização da figura soberana do sujeito do conhecimento, que determinados métodos evidenciam.

É fundamental o trabalho de reconstruir com nossa imaginação o caminho de construção do pensamento do outro, sem desconfigurá-lo, para, assim, poder respeitar a integridade do todo e evitar procedimentos de fugir e prejular a verdade inerente ao texto. A capacidade de conhecer distintamente aparece quando existe clareza das diferenciações, quando se mostra capacidade de praticar uma leitura que respeite a interioridade do texto. E, com isso, ser leitor ativo e aplicado. Além disso, é importante acompanhar, de forma atenta, as construções teórico-metodológicas dos textos, mergulhando em sua dinâmica interior, para não vir a elaborar comentários que distorçam ou traiam o significado original do texto. Textos sempre trazem “tesouros”, que devem ser desvendados no exercício de um trabalho atento, perseverante, engenhoso.

O pesquisador ao escolher um método para utilizar em seu estudo, deve procurar entendê-lo para além do senso comum deste procedimento, precisando adquirir uma atitude científica para melhor desenvolvê-lo ao longo do processo científico. Imbricados num constante desenvolvimento profissional, entende-se a importância de exercitar a imaginação criadora e iniciar o processo de escrever sem objetivos pré-definidos. Esses são pontos enfocados por autores como Marques (2001) e Oliveira (1998). Para o último, isso é que separa o técnico do pesquisador, ou seja, precisamos aprimorar a percepção, refinar a sensibilidade e ampliar os horizontes de compreensão.

Com a ênfase dada ao contexto da pesquisa em Educação Física, percebe-se que esta ainda abarca muitos desafios, os quais implicam a abrangência de perspectivas e metodologias na área. Já que, mais especificamente a Educação Física Escolar fundamenta e assenta seus estudos no campo qualitativo e necessita de pesquisas imbricadas em questões humanas, educativas, políticas e sociais, que realmente façam avançar o conhecimento que se tem de Educação Física e seu desenvolvimento no meio escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com