TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisitando A Musica Como Instrumento Pedagógico Na Educação Infantil.

Por:   •  11/2/2013  •  1.835 Palavras (8 Páginas)  •  1.187 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade Anhanguera de Anápolis

Curso de Pedagogia

Revisitando a musica como instrumento pedagógico na Educação Infantil.

Anápolis

2011

SUMÁRIO

1. Introdução 2

1.1. Objetivos 3

1.2. Justificativa 4

1.3. Viabilidade 4

2. Revisão de Literatura 5

3. O Método da Pesquisa 8

4. Cronograma 9

Referências 10

1. Introdução

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), foram elaborados em 1997, pela Secretaria de Educação Fundamental, cujo objetivo é relacionar o conteúdo para auxiliar o professor na prática em sala de aula, contribuindo assim para que as crianças se tornem cidadãos completos e conscientes de seu papel perante a sociedade (PCN’s, 1997).

A Lei 11.769 de agosto de 2008, que alterou a Lei 9.394 das Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, dispôs sob a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica (BRASIL, 2008).

Segundo Chiarelli e Barreto (2005), a educação em todo o seu contexto é presente nos diferentes espaços sociais, na família e a escola, pois se existe relação interpessoal logicamente se espera que haja troca de saber. Na sociedade atual o papel da escola é o de mediadora do conhecimento, tendo como seu objetivo principal formar cidadãos críticos e autônomos com a capacidade de decisão pessoal, isto é, pessoas com identidade própria. A música é presença constante na vida humana, na maioria das vezes como diversão e lazer provocam sentimentos, transforma realidades, pensamento e ações.

Para Colello (2010), a capacidade de ler e escrever não se resume a juntar palavras, mas expressar ideias e conceitos. Transformar isto em uma forma de linguagem é fazer com que o individuo conheça o mundo, participando da sua construção, transformando o atual olhando para o novo e promissor. Para esta transformação segundo Vieira e Leão (2003) a música naturalmente é uma ótima ferramenta, já que colocada como atividade criativa, estimula o individuo na construção da escrita.

Os genes de cada pessoa determinam o seu potencial de inteligência, mas são necessários certos estímulos para que essa inteligência entre em ação. Nesse ponto é que os especialistas dizem que a música entra, o estimulo sonoro fazem que as conexões entre os neurônios aumentem e quanto maior as conexões entre os neurônios, mais brilhante será o ser humano (ANTUNES, 1998; FARIA, 2001).

A linguagem musical é referida, por cada vez mais especialistas em todo o planeta, como uma das áreas mais importantes do conhecimento a ser estudadas no desenvolvimento infantil. A música não se situa apenas como interferência na educação infantil, mas sim uma necessidade que deve ser inserida em um espaço próprio e ser de rotina, pois melhora a sensibilidade e a aquisição da leitura e escrita e ainda causa melhorias a capacidade de memorizar e raciocinar das crianças (BEAUCLAIR, 2008).

Inserir música na educação é reconhecer a importância de sua prática na educação infantil, a música auxilia a criança a realizar sentimentos expressivamente, é ajuda-lo a reconhecer sua posição no mundo. Possibilita a compreensão de suas experiências, confere sentido e significado a sua condição de individuo e cidadão (ZAMPRONHA, 2002).

Assim é de suma importância ampliar, revisar e analisar os conhecimentos a respeito da inserção da música como facilitador da educação infantil.

1.1. Objetivos

• Objetivo Geral

Analisar os artigos publicados nos últimos 5 anos sobre a relevância da música como processo auxiliar na alfabetização e socialização da criança.

• Objetivos Específicos

Revisar os conceitos e as experiências de outros autores em artigos de pesquisa sobre a socialização e facilitação do processo de aprendizagem proporcionado pela introdução da música na alfabetização.

1.2. Justificativa

Várias pesquisas tem apresentado a música e a musicalização como elementos contribuintes da inteligência e a socialização do ser humano. A introdução da música na educação, segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com