TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Pesquisas Acadêmicas: O LÚDICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  9.391 Palavras (38 Páginas)  •  1.087 Visualizações

Página 1 de 38

FACULDADE...

Licenciatura em Pedagogia

ACADÊMICO(A)

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

São Francisco

2013

FACULDADE...

Licenciatura em Pedagogia

ACADÊMICO(A)

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Albert Einstein, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Pedagogia.

Orientador: Prof.

São Francisco

2013

FACULDADE...

Licenciatura em Pedagogia

ACADÊMICO(A)

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Albert Einstein, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Pedagogia

Aprovada em ________________________ de 2013.

Orientador: Prof.___________________________________

A Deus, por estar abençoando mais esta etapa de minha vida, proporcionando-me a realização de mais este sonho.

“Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.”

(Platão)

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo principal a reflexão sobre a importância do lúdico e a relação que este tem como principal facilitador para o ensino da criança, e no sentido de mostrar o seu significado e da sua importância e o quanto ele é indispensável durante o aprender no desenvolvimento infantil, utilizou-se de pesquisa bibliográfica tendo como definição de termos como o jogo e a brincadeira. A partir disso e com a ajuda de alguns estudiosos foi possível caracterizar que as atividades lúdicas devem e precisam ser aplicadas nas crianças em fase escolar porque trazem benefícios e se não proporcionada até prejuízos, em relação às variedades de brinquedos ou brincadeiras mostraremos que estas são importantes para estimular o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, levando-a superar as barreiras e possibilitando um relacionamento com o ambiente a partir de diferentes enfoques, fazendo com que esta possa usufruir nas diversas fases de sua vida como estímulo a ação do brincar.

Palavras-chave: Educação infantil. Lúdico. Aprendizagem.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 07

CAPÍTULO I – O LÚDICO NO DECORRER DA HISTÓRIA 09

1.1 – A Infância e o Brincar 13

1.2 – Jogo, Brinquedo e Brincadeira 17

CAPÍTULO II – A NECESSIDADE DE BRINCAR 20

2.1 – Tipos de Brincadeira 21

2.2 – A Criança e o Lúdico 24

2.3 – O Lúdico no Desenvolvimento Infantil 25

CAPÍTULO III – A EDUCAÇÃO INFANTIL E O BRINCAR 27

CONCLUSÃO 33

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 36

INTRODUÇÃO

O homem durante toda sua vida está sempre pronto para conquistar novos conhecimentos pelo contato com seus semelhantes e com o meio em que vive. Nasceu para aprender criar, dominar, e esse aprendizado lhe garante a sobrevivência.

A educação é um ato de busca, de troca, de interação e apropriação, sendo assim, é uma ação conjunta entre as pessoas que cooperam e interagem em busca do conhecimento.

Aprender de forma lúdica pode proporcionar muitos benefícios para as crianças. As brincadeiras direcionadas ofertam às crianças um ambiente agradável e interessante; possibilitando assim, o aprendizado de várias habilidades úteis a sua vida social e afetiva.

O conhecimento através da ludicidade pode auxiliar a criança a obter melhor desempenho na sua aprendizagem. São muitas as vantagens de se educar ludicamente e, dentre elas, podemos citar: a melhoria da capacidade cognitiva da criança, a potencialização da sua capacidade psicomotora, bem como, da sua capacidade de relacionar-se com seus grupos de iguais.

O lúdico é indispensável para o desenvolvimento psicomotor e afetivo da criança. A atividade lúdica deve ser encarada como uma ferramenta didática a mais nas mãos do professor como forma de tornar a aprendizagem mais prazerosa e eficaz.

A infância é a fase que as crianças mais brincam. É através das brincadeiras que elas se realizam, expressando seus desejos e sentimentos. O lúdico é uma das formas mais eficientes para envolver as crianças nas atividades escolares porque a brincadeira é inerente à própria criança.

O lúdico na educação infantil deve dar ao professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.6 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com