TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO FILME “LARANJA MECÂNICA”

Por:   •  31/5/2016  •  Artigo  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  10.628 Visualizações

Página 1 de 7

___________________________________________________________________

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE

Curso: Psicologia

Disciplina: Análise Experimental do Comportamento II

Professor: André Luís Thieme

Acadêmica: Nadine Cestari Suavi

Data: 10/07/15

RESENHA CRÍTICA DO FILME “LARANJA MECÂNICA”

Referência

LARANJA Mecânica. Direção Stanley Kubrick. Produção Stanley Kubrick. EUA: Columbia-Warner, 1971. 1 DVD.

        O filme “Laranja Mecânica” é um filme anglo-estadunidense de 1971 escrito, produzido e dirigido por Stanley Kubrick e adaptado do romance de Anthony Burgess de 1962 com o mesmo nome. Contém imagens violentas e perturbadoras que estão relacionadas à psiquiatria, delinquência juvenil, gangues de jovens e outros assuntos sociais, políticos e econômicos. Apresenta uma trilha sonora que inclui seleções de música em sua maioria clássica e de composição feita pelo músico Beethoven.

        O filme foi lançado nos EUA no dia 19 de dezembro de 1971; no Reino Unido em 13 de janeiro de 1972; e no Brasil no dia 04 de setembro de 1978. Fez um sucesso com o público, arrecadando mais de 26 milhões de dólares em um orçamento de US$ 2,2 milhões, e foi criticamente bem recebido e nomeado para vários prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Filme. Ele também impulsionou as vendas da 9ª Sinfonia de Beethoven. Mais recentemente, Laranja Mecânica ganhou uma classificação de 89% na Rotten Tomatoes, um site estadunidense especializado em resumos, informações e novidades sobre filmes, séries, curtas-metragens e vídeos musicais.

        O mesmo possui, também, algumas curiosidades, dentre as quais podemos destacar: a linguagem utilizada pelo personagem principal Alex foi inventada pelo autor Anthony Burgess, que misturou palavras em inglês, em russo e gírias; o filme foi retirado de cartaz no Reino Unido a mando de Stanley Kubrick. Irritado com as críticas recebidas, de que “Laranja Mecânica” seria muito violento, Kubrick declarou que o filme apenas seria exibido após sua morte.

        A história de “Laranja Mecânica” se passa em uma Londres futurista, onde  Alex  é o líder de seus "drugues", Pete, Georgie e Dim. Uma noite, depois de se intoxicar com leite com drogas, eles se envolvem em uma noite de "ultra violência", inclusive espancando um sem teto idoso e brigando com uma gangue rival liderada por Billyboy. Roubam um carro, que dirigem até o local onde o escritor  Alexander mora e espancam-no a ponto dele quase perder a vida. Alex então estupra sua esposa enquanto canta Singing in The Rain.

No dia seguinte, enquanto preguiçoso para ir a escola, Alex é abordado por seu conselheiro pós-correcional Deltóide, que está ciente da violência de Alex e o adverte. Em resposta, Alex visita uma loja de discos onde ele encontra duas meninas. Ele as leva para casa e tem relações sexuais com ambas.

Naquela noite, seus “drugues” expressam descontentamento com os pequenos delitos de Alex, exigindo mais igualdade e mais roubos de alto rendimento. Alex reafirma sua liderança, atacando-os. Mais tarde, Alex invade a mansão de uma rica "Mulher Gato", enquanto seus “drugues” permanecem na porta da frente. Alex acerta a mulher com uma estátua fálica. Ao ouvir as sirenes da polícia, Alex tenta fugir, mas Dim esmaga uma garrafa de leite em seu rosto, deixando-o atordoado e sangrando. Alex é capturado e espancado pela polícia. Deltóide, seu conselheiro, cospe na cara de Alex depois que ele lhe informa que a mulher morreu no hospital, fazendo de Alex um assassino. Ele é condenado a 14 anos de prisão.

Após dois anos de cumprimento de sua sentença, o Ministro do Interior chega à prisão procurando objetos de teste para o tratamento Ludovico, uma terapia experimental de aversão para a reabilitação de criminosos dentro de duas semanas. Alex prontamente se candidata. O processo envolve a drogar a pessoa, prendendo-a em uma cadeira, apoiando-a com os olhos abertos, e obrigando-a a assistir a imagens de violência. Alex fica enjoado devido às drogas. Ele percebe que uma das trilhas sonoras dos filmes é de seu compositor favorito, Ludwig van Beethoven, e que o tratamento Ludovico vai deixá-lo doente quando ele ouvir a música que ele tanto ama. Alex implora aos médicos que parem com o tratamento, mas eles não escutam seus fundamentos.

Após duas semanas do tratamento Ludovico, o Ministro do Interior coloca em uma demonstração para provar que Alex está "curado". Ele mostra-se incapaz de lutar contra um ator que insulta-o e ataca-o, e torna-se violentamente doente com a visão de uma mulher de topless. Os protestos do capelão da prisão com os resultados foram no sentido em que Alex foi privado de seu livre arbítrio dado por Deus. O Ministro do Interior afirma que eles não estão interessados em éticas superiores.

Alex é liberado e descobre que seus bens foram confiscados pela polícia para ajudar a fazer a restituição de suas vítimas, e que seus pais tinham alugado o quarto dele. Como um sem teto, Alex encontra o sem teto idoso de antes, que o ataca com vários outros amigos. Alex é salvo por dois policiais que acabam por ser Dim e Georgie. Eles arrastam Alex para o campo, onde o espancam e quase o afogam. O desnorteado Alex vagueia pelo campo antes de vir para a casa do escritor Sr. Alexander, que agora está paralisado, e entra em colapso. Alex acorda e encontra-se sob os cuidados de Alexander e seu criado, Julian. O Sr. Alexander, que não reconhece Alex como seu atacante, já leu sobre o seu tratamento nos jornais. Vendo Alex como arma política para atacar o governo, o Sr. Alexander prepara-se para apresentar Alex aos seus colegas, mas, em seguida, ele ouve Alex cantando Singing in The Rain no banho, e as memórias do ataque retornam como antes. Com a ajuda de seus colegas, Alexander droga Alex e coloca-o em um quarto no segundo andar que está bloqueado. Alex acorda ao ouvir a 9ª Sinfonia de Beethoven tocando alto através do andar de baixo. Experimentando uma dor insuportável, ele se joga da janela e é gravemente ferido por causa da queda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com