TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro filosofia

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

ROTEIRO – CHOMSKY – FILOSOFIA – ESPÍRITO SANTO:

1ª PESSOA: Noam Chomsky, linguista, filósofo e matemático norte-americano, professor no Massachusetts Institute of Technology, é um dos teóricos da linguagem mais importantes no contexto contemporâneo e criador da teoria conhecida como gramática gerativa transformacional.

2ª PESSOA: Para Chomsky, uma das características do modo como a linguagem se desenvolve no ser humano é pela criatividade, isto é, a capacidade humana de produzir ou gerar novas sentenças a partir de uma base finita de conhecimentos.

3ª PESSOA: Para ele, a linguagem é uma capacidade humana natural, inscrita no DNA (todos nós nascemos com ela), é inata. Ele afirmou que o sistema nervoso central e o córtex cerebral estão programados não apenas para os aspectos fisiológica da fala, mas também para a organização.

4ª PESSOA: Essa tese se confirma, segundo Chomsky, na observação de como as crianças aprendem a falar. Sua explicação estaria na existência do que ele denominou como Gramática Universal, ou seja, um modelo ou padrão linguístico básico ao qual se amoldam todas as línguas e que fariam parte do patrimônio genético de nossa espécie.

5ª PESSOA: Encontramos também em sua proposta duas distinções fundamentais: estrutura superficial, que corresponde à gramática de uma língua empírica; e a estrutura profunda, que consiste na base da gramática, em sua estrutura universal, comum em todas as línguas. A tarefa da Gramática Transformacional, a sua teoria, consiste em mapear as regras de transformação que permitem passar da estrutura profunda para a superficial, embora Chomsky considere esse trabalho em aberto.

6ª PESSOA: Chomsky se volta contra o behaviorismo, representado por Skinner, considerando insuficiente a explicação que o desenvolvimento da linguagem a partir de respostas a estímulos. Além disso, a grande complexidade das regras gramaticais indica, segundo ele, que o behaviorismo é insuficiente para explica-la. A capacidade de operar com essas regras, deve ser considerada inata.

7ª PESSOA: Ele vê os principais defensores do inatismo na Modernidade, como por exemplo, Descartes, como seus precursores por terem sido o ponto de partida de suas teorias, tendo até publicado uma obra chamada Linguística Cartesiana.

8ª PESSOA: De fato, os dados até agora disponíveis sugerem que se a Gramática Universal tem vários defeitos, como de fato tem do ponto de vista moderno, esses defeitos consistem na incapacidade de reconhecer a natureza abstrata da estrutura linguística e impor condições suficientemente fortes e restritivas à forma de qualquer língua humana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com