TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rubem Alves

Artigo: Rubem Alves. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 5

A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir

ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. 10. ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.

O livro a escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir, de Rubem Alves, relata a realidade de uma escola dos sonhos, uma escola sem defeitos onde a palavra-chave é a união e todos são iguais sem distinção.

Em certos momentos o autor fala que a Escola da Ponte é uma escola em que todos deveriam conhecer iriam encantar-se com tal realidade que os alunos vivem a cada dia.

Na escola da Ponte todos se conhecem, todos se tratam bem, e todos ajudam todos. É um trabalho em equipe sem preconceitos e egoísmos. Rubem Alves traz uma visão diferente para se alcançar o aprendizado. Desaprender, voltar e ver com os olhos da criança, retroceder e retratar o seu interior, seu reflexo, assinando o que se faz. Um recomeçar a aprender, uma liberdade para um novo aprender.

O relato da visita de Rubem Alves a uma escola diferente da tradicional, a Escola da Ponte, um lugar onde alunos e professores convivem como amigos, onde não há turmas nem aulas convencionais, nem professores para cada disciplina. Lá se compartilham espaços, dividem-se ambientes, somam-se ensinamentos, vive-se em conjunto. Aprende-se autonomia, sendo o ensino um ato de colaboração mútua entre alunos e professores, numa verdadeira expressão de solidariedade.

Quando falo escola dos sonhos é porque em nossa realidade não existe esse modelo de escola, vivemos em um mundo de preconceitos, onde a educação é sempre posta em último e acompanhada por cinismos e egoísmos, onde cada um vive por si, e os “programas”, são obrigatoriamente cumpridos.

Haveria em algum lugar uma forma de criar uma escola assim, como a Escola da Ponte?

A Escola da Ponte é um espaço onde vive o que se aprende, e aprende o que é vivido. A escola dos sonhos, um lugar mágico, um lugar onde vivem em cooperação, onde vive a aprendizagem conforme a realidade.

Rubem Alves ficou fascinado ao sentir toda a essência que há na Escola da Ponte, essa essência é construída a cada dia, em cima do respeito e da interajuda com todo o corpo docente da escola, onde os saberes, os valores e as atitudes são iguais.

Na escola da Ponte, o conhecimento é uma árvore que cresci na vida. Há escolas que têm boas intenções, mas porque são obrigados a cumprir os programas, dessa forma eles constroem vidas a partir desses programas. Na Escola da Ponte o conhecimento é construído a partir da realidade vivida pelas crianças. As crianças têm que sentir prazer em aprender. A ciência aprendida a partir da vida, ela não é esquecida nunca.

A Escola da Ponte é um espaço partilhado por todas as crianças, vão aprendendo regras da convivência democrática sem que elas constem um programa. O autor nos remete a um mundo imaginário, apaixonante, onde a arte de dividir o saber é emocionante e criativo. Um sonho realizado, transbordando consciência e que com certeza vai deixar marcas no caminhar da educação. Uma escola ligada ao prazer de apreender, repleta do lúdico, ligada à dança, à música, à poesia, à compreensão dos valores, lidando com as emoções, com as descobertas, buscando através das pesquisas o aprender a ser, a viver e a conviver. Construindo uma sociedade de indivíduos personalizados, participantes, democráticos e com consciência da liberdade e educados na cidadania. Uma escola onde aprender é fazer; é viver, pensar, criar, inovar, é dar valor àquilo que se aprende na convivência, expressando a própria vida. Onde aprender tem várias formas.

Seria uma realidade em que tornaríamos um sonho em realidade se houvessem escolas nesse padrão em nossa sociedade, tornaria cidadãos com um futuro mais estruturado, e com uma melhor qualidade. Nosso ensino deixa cada vez a desejar com seus programas em que nada ajudam na formação, sempre há uma grande necessidade de mudança.

Quando ainda criança, o cidadão precisa ser melhor alfabetizado, quando jovem precisa ser melhor educado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com