TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO/ATENÇÃO E CONSCIÊNCIA

Trabalho Universitário: SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO/ATENÇÃO E CONSCIÊNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  2.991 Palavras (12 Páginas)  •  1.302 Visualizações

Página 1 de 12

ETAPA UM

FILME ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

Após assistir o filme Ensaio Sobre a Cegueira fomos capazes de perceber que se trata de uma metáfora sobre a cegueira da humanidade, cegueira da alma humana, trata-se do que as pessoas são capazes de fazer para garantir sua sobrevivência, a ideia de sociedade e civilização é completamente perdida em situações extremas, nos faz refletir e imaginar como agiríamos em situação semelhante.

O homem passa a ser irracional em determinadas circunstancias vai além da visão física se trata de lucidez retrata a fraqueza da humanidade e sua ignorância, os personagens se comportam como animais o desejo e a beleza dá lugar à fome e ao instinto de sobrevivência.

A esposa do oftalmologista é a única que de alguma forma é imune ao que causa a cegueira, ou seja, “é a única que não fecha os olhos para a realidade” parece ser a única ainda a ter princípios, solidariedade e compaixão pelo próximo enquanto os outros personagens buscam se esconder de si mesmos e buscam sempre tirar vantagens do próximo um exemplo é o rapaz que ajudou o primeiro infectado pela doença branca e logo depois lhe roubou o carro todos tinham algo para mascarar. O ser humano se julga o ser mais evoluído do planeta, porem, basta uma cegueira momentânea e coletiva para que mostre seus instintos mais primitivos que os torna capaz até de matar para garantir sua sobrevivência.

Os personagens se tornam dependentes da única pessoa que aparentemente ainda mantinha o controle e lucidez se tornaram indefesos à medida que as providencias oferecidas pelo governo ficaram escassas as perdas se deu por etapas, primeiro o superficial como o carro do primeiro rapaz, por exemplo, depois o básico e por fim o necessário, as pessoas deixaram de serem pessoas e passaram a serem animais, porém, em meio ao caos existia um grupo distinto que tentava viver com o mínimo de dignidade em contra proposta existia um grupo capaz de interceptar e cobrar pelo alimento submetendo as pessoas a pagarem pela comida houve violência tanto física como psicológica e as pessoas se submeteram a sacrificar seus princípios para alimentar umas as outras.

O filme retrata uma sociedade sem valores, sem normas sociais, regras ou leis estas impostas pelo governo que foi falho quando instituiu uma quarentena e permitiu o exílio e o abandono governo este que também sucumbiu à ignorância e preconceito.

Em suma no fundo nenhum deles havia perdido de fato a visão e sim fecharam os olhos para não enxergar o verdadeiro caos, descaso e preconceito em que viviam e quando retornaram a ter suas necessidades básicas e fisiológicas mesmo que parcialmente restauradas puderam novamente enxergar, pois, haviam restaurado a humanidade, a compaixão e o amor já esquecido por todos. Ao que parece temos que perder a visão para poder enxergar o que realmente acontece no dia-a-dia que é o preconceito, a violência física e psicológica, abuso sexual, pessoas tirando vantagens uma das outras, as pessoas que não se importam com o meio em que vive e destroem seu próprio habitat ou que passam umas pelas outras como se a outra não existisse mesmo que perceba que precisa de ajuda, o governo falho em suas decisões tomadas apenas para benefício próprio dentre outros valores que pudemos observar estarem escasso na humanidade corrompida pelo capitalismo e vaidade. O filme nos faz refletir sobre os costumes, ética, moral e preconceito através de situações inadmissíveis relacionando o que vemos e como vemos se for bem observado o ser humano está tão acostumado a seguir o que se dita o governo ou a moda por exemplo que podemos observar uma certa submissão de todos ao alto falante, ou ao seguirem a mulher somente porque ela parece saber o que diz e faz.

CENAS RELEVANTES E IMPACTANTES

• Uma das cenas que chamou a atenção foi o rapaz que socorreu o primeiro acometido pela cegueira branca ter citado a hipótese de ser algo neurológico ou atribui a cegueira a alguma preocupação e o questiona quanto a outros sintomas de cunho emocional, porém, mais estranho foi vê-lo olhando pelo olho magico como se pudesse enxergar do outro lado.

• A garota de programa se escondendo atrás dos óculos escuro por não aceitar a si mesma e a forma que usava para se manter.

• As pessoas tentando aprender os caminhos, identificando cheiro, pessoas e coisas com seus sentidos restantes, a crueldade dos integrantes da ala três, o descaso dos guardas tratando os deficientes visuais como bandidos simplesmente por não terem conhecimento de causa sobre a doença.

• A cena de violência sexual que resultou na morte da mulher citada como peixe morto foi a mais impactante.

• E por fim a esposa do oftalmologista que ao perceber que todos retomavam sua visão teve duvida se eram eles que estariam enxergando ou ela é quem estaria se juntando a eles para se esconder da realidade.

• Outra coisa que podemos notar era o fato de todos estarem presos ao tempo visto que sempre estavam preocupados com a hora e o desespero da mulher em perceber que havia se esquecido de dar corda em seu relógio parece que estamos presos ao tempo.

Todos no filme tinham algum problema emocional desencadeante que os faziam temer ou reprimir algo tenhamos como exemplo o homem que roubou o carro teve este fator o roubo, porém seu relacionamento também foi possível observar que estava em crise assim como a rispidez da esposa do primeiro rapaz a ficar cego que no primeiro momento apenas o repreendeu pelo vaso quebrado.

SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO

• Sensação é o processo pelo qual nossos receptores sensoriais e o sistema nervoso recebem e representam energias de estímulo do ambiente

• Percepção é o processo de organização e interpretação dessas informações, ou seja, o comportamento das pessoas é baseado na interpretação do que fazem da realidade e não na realidade em si.

A sensação e a percepção ambas são na verdade parte de um processo contínuo, apesar de analisadas e discutidas separadamente.

• O processamento de baixo para cima (bottom-up) consiste na análise sensorial que se inicia no nível de entrada, com informação fluindo dos receptores sensoriais para o cérebro.

• O processamento de cima para baixo (top-down) é a análise que influi do cérebro para baixo, filtrando a informação através da experiência e das expectativas para produzir percepções.

Nosso limiar absoluto para qualquer estímulo é a estimulação mínima necessária para que estejamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com