TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR E A INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA PARA ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Por:   •  28/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.709 Palavras (11 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE PITÁGORAS[pic 2]

CURSO DE PSICOLOGIA

HEVILA SUSANE BATISTA FORTES

ISLANNY BARBOSA GOMES

JESSICA SENA DA SILVA

SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR E A INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA PARA ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

São Luís/ MA

2014

[pic 3]

HEVILA SUSANE BATISTA FORTES[pic 4]

ISLANNY BARBOSA GOMES

JESSICA SENA DA SILVA

SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR E A INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA PARA ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II



Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina Pesquisa em Psicologia I na Faculdade Pitágoras.

Orientadora: Profª Dra. Iara Nogueira da Cruz.

São Luis/ MA

2014

SUMÁRIO

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO        

2        TEMA        

2.1        Delimitação do tema        

3        FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        

4        TIPO DE PESQUISA        4

5        JUSTIFICATIVA        4

6        HIPOTESE        

7       OBJETIVOS        

7.1        Objetivo Geral        5

     7.2       Objetivo Específico        5

8        EMBASAMENTO TEORICO        5

9      METODOLOGIA        

9.1        Tipos de Pesquisa        

9.2        Descritores        10

9.3        Criterios de Inclusão        11

9.4        Banco de Dados        

10    PROCEDIMENTOS...........................................................................................................................11

11  CRONOGRAMA................................................................................................................................12

12 REFERENCIAS....................................................................................................................................12


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Autoras do projeto: Hevila Susane Batista Fortes, Islanny Barbosa Gomes e Jessica Sena da Silva; Professora orientadora:Profª Dra. Ilara Nogueira da Cruz

  1. TEMA

Sexualidade no contexto escolar e a intervenção psicológica para alunos do ensino fundamental II.

  1. Delimitação do tema

 Apresentar quais as intervenções desenvolvidas pelo psicólogo para trabalhar a sexualidade com alunos do ensino fundamental II.

  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Quais as intervenções que o psicólogo escolar pode desenvolver para trabalhar a sexualidade com os alunos do ensino fundamental II?

4  TIPOS DE PESQUISA

Revisão Bibliográfica

  1. JUSTIFICATIVA

A sexualidade se faz presente em todo o desenvolvimento físico e psicológico dos indivíduos, manifestando-se desde o seu nascimento até o momento da sua morte. Assim sendo, a sexualidade vai além do ato sexual em si, pois se encontra marcada pela história, cultura e ciência, igualmente como os afetos e sentimentos de cada sujeito. Por se tratar de um tema de grande importância na vida dos indivíduos, constata-se que este assunto é pouco estudado, principalmente no que diz a respeito às práticas educativas voltadas para sexualidade de crianças no ambiente escolar, pois esta é uma temática extremamente associada a preconceitos, tabus e crenças.(SILVA,2006)

É esperado que a educação sexual nas instituições transmita a sexualidade a partir de um enfoque sociocultural, ampliando, deste modo, a percepção de mundo do aluno, ajudando-o a aprofundar e refletir sobre a forma como a sexualidade se apresenta em sua cultura. Ou seja, o aluno privilegiado com as informações recebidas poderá ter um entendimento melhor sobre o assunto, auxiliando-o na tomada de decisões e na reflexão sobre as questões relacionadas à sexualidade, podendo-se obter um comportamento mais adequado por parte dos estudantes.

  1. HIPOTESE

        Espera-se que por meio desta pesquisa sejam encontradas intervenções desenvolvidas pelo psicólogo escolar para trabalhar a sexualidade com os alunos de ensino fundamental II no contexto escolar, a fim de que os mesmos reflitam sobre o tema e desenvolvam comportamentos adequados, aprendendo a se relacionar de maneira saudável.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Identificar as intervenções que o psicólogo escolar pode desenvolver para trabalhar a sexualidade com alunos do ensino fundamental II.

  1. Objetivos Específicos

  • Identificar as dificuldades e necessidades dos alunos em relação a sexualidade.
  • Verificar se são desenvolvidas intervenções psicológicas relacionadas a tais atividades: palestras, dinâmicas e minicursos voltados a sexualidade com os alunos do ensino fundamental II.

  1. embasamento teórico

A sexualidade faz parte da vida do ser humano, e quanto a isso não há como discutir o contrário. O cotidiano escolar se depara a todo instante com a exigência de saber lidar com a sexualidade, não só por meio das atitudes dos alunos, mas também e especialmente através de sua fala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com