TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA MUNICÍPAL EM PIRI MINICÍPIO DE SENTO SÉ/BA

Por:   •  2/5/2021  •  Artigo  •  4.425 Palavras (18 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 18

UESSBA - UNIDADES DE ENSINO SUPERIOR DO SERTÃO DA BAHIA

FACULDADE DO SERTÃO

CURSO: Pedagogia

ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS UNIVERSITÁRIOS – ARTIGO.

Professora: SOUZA, Maria Alice Sento-se, Novembro 2014

A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA MUNICIPAL EM PIRÍ MUNICÍPIO DE SENTO-SÉ – BA

SENTO-SÉ - BA 2014

ELIETE DA CONCEIÇÃO

A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA MUNICIPAL EM PIRÍ MUNÍCIPIO DE SENTO-SÉ – BA

[pic 1]

SENTO-SÉ - BA 2014

RESUMO

Esse artigo firma-se na investigação sobre a evasão escolar, mediante entrevistas e questionários abertos, buscando a verificação das possíveis causas e consequências da evasão escolar na Escola Núcleo Vereador Antônio Luis dos Reis. A amostra foi aplicada aos alunos da referida escola, no turno matutino e noturno, com turmas do 6º, 7º, 8º e 9º anos, sendo 10 (dez) alunos por turma, totalizando um contingente de 40 (quarenta) educandos. O governo federal tem elaborado diversos recursos, buscando incentivar o aluno a frequentar a escola, amenizando assim o índice de evasão. Hoje no Brasil, a evasão escolar constitui-se uma situação difícil de resolver, a qual cresce a cada vez mais, atingindo notavelmente as escolas da rede pública. Teóricos revelam que o maior índice de evasão escolar está relacionado às necessidades dos educandos trabalharem para ajudar na renda família, fazendo com que aumente cada vez mais o numero de adolescentes que evadem – se das salas de aula. Feito uma análise minuciosa dos dados coletados, foi observando que alguns alunos têm realmente certa dificuldade de permanecer em sala de aula. Isso se dá por diversos motivos, tais como: metodologia defasada de alguns professores; insatisfação com a direção escolar, ausência de incentivo por parte dos pais e até mesmo de alguns educadores; muitos alunos se evadem da escola para trabalhar, uma vez que precisa ajudar a família nas despesas. Verifica- se que as famílias devem ser conscientizadas sobre a importância do estudo para os filhos.Não há duvida de que o meio em que o aluno vive é o familiar, cuidando dela, provavelmente se aportarão benefícios à questão educacional. A convivência conflituosa com a família, a má qualidade de ensino, entre outros fatores, são considerados partes integrantes e comuns da evasão escolar. Esta merece uma maior concentração em suas investigações, pois não se trata de um problema restrito a algumas instituições de ensino, mas sim, um problema de ordem nacional, afetando principalmente as classes mais desfavorecidas da sociedade.

Palavras – chaves: Escola – Aluno – Família – Evasão

UnidaORIENTAÇÃO DE TRABALHOS UNIVERSITÁRIOS – ARTIGO.

Professora: SOUZA, Maria Alice Sento-se, Novembro 2014

des de Ensino Superior do Sertão da Bahia S/C Ltda.

A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA MUNICIPAL EM PIRÍ MUNÍCIPIO DE SENTO-SÉ – BA

Autora: CONCEIÇAO, Eliete da

Orientadora: SOUZA, Maria Alice²

  1. ALUNA, Formanda no curso de Teologia pelo Instituto de Teologia Aplicada- INTA, em Sobral CE, 2012. elietegomes_123@hotmail.com

2 . ORIENTADORA, Graduada em Pedagogia na UNEB – Sento-Sé e Pós- Graduada em Gestão do Trabalho Pedagógico pela Faculdade Vale do Cricaré.

Coordenadora Pedagógica do Grupo Escolar Dr. Antônio Balbino. marialicedesouza@gmail.com

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        06

  1. Evasão Escolar.        08
  2. A Evasão Escolar.        08
  3. A Evasão Escolar no Ensino Fundamental II na Escola Municipal em Pirí        11

CONCLUSÃO        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS..........................................................................................................

INTRODUÇÃO

O sistema educacional do nosso país prima pela política presencial do educando na sala de aula, uma vez sujeitos desse processo, deverão construir e socializar o conhecimento. Não basta estar na escola. É preciso estar na sala de aula, para que o processo da construção do conhecimento seja socializado, desenvolvendo assim a relação ensino/aprendizagem.

A escola, um espaço especialmente vantajoso para o compartilhamento do conhecimento, necessita da presença cotidiana do educando para a consolidação das transformações necessárias para a formação da cidadania e de um cidadão capaz.

Todos os níveis de ensino, no que se refere a educação brasileira, são atingidos pela evasão escolar. Utilizando em vários contextos de diferentes significados, o termo ‘Evasão Escolar’, é caracterizado pela ausência do aluno na sala de aula, atrapalhando a quantificação e a compreensão das causas reais, que influenciam o processo evasivo. Na educação básica, o termo “evasão escolar” significa casos em que o docente deixa de frequentar a escola sem levar em conta as situações causadoras de sua saída da escola.

Sabendo que o ser humano é um ser social que nasce com capacidade afetiva, tem desejo de estar próximo às pessoas e é capaz de interagir e aprender de forma que possa compreender e influenciar o meio em que vive, ampliando suas relações sociais, interações, descobertas e formas de comunicação.

Procurando criar as condições adequadas para que todos possam usufruir deste espaço sem discriminações, constrangimentos ou restrições físicas ou sociais, pois é é de competência da escola apoiar e incentivar o educando no processo da aprendizagem e transmissão do conhecimento.

Este artigo de pesquisa tem como objetivo investigar e analisar as causas que levam grande número de educandos a abandonar a sala de aula. São várias as causas que interferem no processo educacional dando ‘asas’ à famigerada “evasão escolar”, dificultando o processo ensino/aprendizagem, e principalmente no que se refere ao social.

A busca constante de atitudes que elucidem os transtornos provocados pelo abandono da sala de aula pelo educando, procurando incentivá-lo a permanecer no

estabelecimento de ensino, nos leva a dar continuidade à investigação sobre esses fatores determinantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (153.3 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com