TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIGMUND FREUD

Seminário: SIGMUND FREUD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Seminário  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 5

O objetivo deste trabalho é aprimorar conhecimentos e focalizar os teóricos clássicos da Psicologia da educação.

A seguir mostraremos a importância que eles tiveram na educação, de forma breve, mais que proporciona diversas maneiras inteligentes de como praticaratividades inovadoras na área da pedagogia. Cada um deles traz consigo conceitos de como conhecer uma criança dede seu nascimento ate sua adolescência.

Freud com seu amplo conhecimento mostrara a importância da sexualidade infantil.

Piaget nos permite o conhecimento do desenvolvimento natural da criança que ela adquire em suas fases e a capacidade de raciocinar mostrando seu crescimento.

Henri Wallon com suas teorias desenvolveu métodos os quais surpreendeu o ensino.

Vygotsky traz a importância da interação com a sociedade e formas de como trabalhar com as crianças.

A seguir o trabalho que foi proposto nos proporcionara um maior conhecimento na área da educação.

SIGMUND FREUD

Sigismund Schlomo Freud, nasceu em 6 de maio de 1856 na Morávia, Império Austríaco (atualmente pertence a República Tcheca) mais conhecido como Sigmund Freud e morreu em 23 de setembro de 1939 em Londres na Inglaterra.

A influência de Freud na área pedagógica é muito importante, já que o mesmo diz: “que a base do ser humano está na infância” em suas obras a criança é citada com frequência, segundo ele todos os transtornos da vida adulta estão vinculados com esta fase.

Foi através da hipnose que Freud iniciou seus estudos quando conheceu Jean Charcot, mas o mesmo observou que a hipnose não curava e muitas vezes as recaídas nos doentes eram constantes, com isto detectou que a causa não era orgânica e sim psicológica. Isto serviu de base para seus outros conceitos, como o do inconsciente e suas teorias dos mecanismos de defesa e repressão psicológica.

Ao conhecer o médico e pesquisador Josef Breuer, Freud adotou o método catártico que consistia na libertação de traumas que a pessoa na época da vivência havia reprimido. Mas Freud fez modificações no referido método, onde desenvolveu a técnica da concentração, que consistia em um diálogo entre o paciente e o psicanalista.

Segundo Freud consciente é a parte da mente onde tudo do que estamos ciente num dado momento está incluso. No inconsciente estão elementos não acessíveis à consciência, este material não é esquecido nem perdido, mas não é permitido ser lembrado.

Pré - consciente é uma parte do inconsciente que pode se tornar consciente com facilidade.

Freud foi o primeiro autor a afirmar que as crianças também têm sexualidade, isto causou grande polêmica na época, em uma sociedade extremamente conservadora. O mesmo afirma que os primeiros anos de vida são os mais importantes da pessoa e o desenvolvimento do indivíduo se dá em fases ou estágios psico-sexuais em quatro fases.

A fase oral que acontece desde o nascimento até aproximadamente um ano de vida, onde exprime o prazer e a dor através da satisfação, ou seja, pela boca. Assim para a criança sugar, mastigar, comer, morder e cuspir tem uma função ligada ao prazer.

A fase oral apresenta cinco modos de funcionamento que podem se desenvolver na personalidade adulta. A ingestão de alimentos se mostra no adulto o introduzir saber ou poder, ou ainda como a capacidade de se integrar em grupos.

Segurar os seios não querendo se separar deles mostra persistência e perseverança ou ainda como decisão. O morder é o exemplo da destruição, assim do sarcasmo, cinismo e tirania.

Cuspir se transforma em refeição e o fechar a boca, impedindo a alimentação, conduz a refeição, negatividade ou introversão.

O principal processo na fase oral é a criação da ligação entre mãe e filho.

A fase anal que vai de dois a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com