TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SRTE E CULTURA

Pesquisas Acadêmicas: SRTE E CULTURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 3

• O caso apresentado na reportagem da Folha de São Paulo vai de encontro à noção de preservação do patrimônio m

Questão 01 (2,0 pontos) – Com base na leitura da Aula 01 do nosso módulo, do texto A preservação do Patrimônio Cultural e sua trajetória no Brasil, de Paulo Cesar Tomaz e da reportagem Obra em banco danifica painel desconhecido de Volpi, construa um texto que explique:

• O que podemos entender por preservação do patrimônio cultural? Qual é a sua grande finalidade, de acordo com Paulo Cesar Tomaz?

• O caso apresentado na reportagem da Folha de São Paulo vai de encontro à noção de preservação do patrimônio material? Em que medida?

• Você acha que o dono do imóvel deve ser penalizado de alguma forma?

Justifique sua resposta em um texto de, no mínimo, 15 linhas e no máximo 30 linhas.

R: O patrimônio cultural é o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, pelo seu valor próprio, devem ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo. A preservação deste patrimônio histórico- cultural deve-se ao fato de que a vida de uma comunidade, um povo, está relacionada ao seu passado e às transformações ocorridas na sua história e essa proteção tem por objetivo guardar o histórico, a origem e razão de ser de um povo (TOMAZ, 2010). Para isso, é importante conectar os indivíduos e a sociedade com o patrimônio a ser preservado, é preciso que a comunidade sinta o bem móvel ou imóvel, como parte dela e da sua identidade para justificar sua preservação. o texto que embasa essa questão é possível perceber que nem sempre a valorização e preservação do patrimônio cultural teve a atenção que deveria; no Brasil o início desse reconhecimento deve-se a Revolução Francesa, porém muito precisou ser feito para que parte importante da sociedade e governo começasse a ver este assunto com mais seriedade.

Questão 02 (1,0 ponto) – Vejamos as imagens abaixo:

Imagem 01 –

Imagem 02-

Perguntas: As duas imagens possuem um mesmo tema: A Santa Ceia. Entretanto, a primeira pertence a Leonardo da Vinci, representante do Renascimento e, a segunda, pertence a Tintoretto, representante do Barroco. Imbuído de tais conhecimentos, explique:

• Em que contexto se desenvolveu o Renascimento? E o Barroco?

• Nas duas obras apresentadas, quais são as características que permitem afirmar que a primeira imagem é do Renascimento e a segunda do Barroco?

• Ainda encontramos traços do Barroco em Salvador/BA? Onde?

Justifique sua resposta em um texto de, no mínimo, 10 linhas e no máximo 30 linhas.

R: O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com