TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUICÍDIOS ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL

Por:   •  18/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.149 Palavras (21 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 21

ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING

COMPORTAMENTO IV

 

 

 

 

 

 

BÁRBARA GUILHOTO

CAMILA DA SILVA

CÁSSIO HIRAKURI

EDUARDA COLAFERRI

FERNANDO SIMÕES

GABRIEL MARTIM

GEORGES ZEIN

JOÃO MIGUEL NOGUEIRA

MILENA GONZALEZ

YURI GOBBI

 

 

 

 

SUICÍDIOS ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL

 

 

 

 

 

 

 

 

 São Paulo

2018

 

BÁRBARA GUILHOTO

CAMILA DA SILVA

CASSIO HIRAKURI

EDUARDA COLAFERRI

FERNANDO SIMÕES

GABRIEL MARTIM

GEORGES ZEIN

JOÃO MIGUEL NOGUEIRA

MILENA GONZALEZ

YURI GOBBI

Suicídios entre jovens Universitários no Brasil

Identificar as principais causas de suicídio entre jovens e universitários no Brasil

Projeto de pesquisa apresentado para a

aprovação de Pensamento e Comportamento IV

pela Escola Superior de Propaganda e

Marketing- ESPM

 

Professora Clarissa Sanfelice Rahmeier

São Paulo

2018

SUMÁRIO

 

TEMA…………………………………………………………………………………………4

INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………....

JUSTIFICATIVA………………………………………………………………………………

REVISÃO DE LITERATURA………………………………………………………………..

             Suicídio entre jovens……………………………………………………………….

Suicídio na mídia…………………………………………………………………...

Suicídio entre jovens universitários no brasil

OBJETIVO………………………………………………………………………………….

Objetivo geral……………………………………………………………………………...

Objetivos específicos……………………………………………………………………..

 

CONCLUSÃO……………………………………………………………………………....

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS………………………………………………………

TEMA

Suicídio entre jovens universitários no Brasil

INTRODUÇÃO:

JUSTIFICATIVA:

O suicídio é um problema de saúde pública mundial preocupante em todo mundo. Muitos países se preocupam com os aumentos de sua taxa que vem crescendo ano a ano. Junto com o seu crescimento, podemos notar que outras taxas que também, supostamente, o influenciam, também estão crescendo, como o índice de depressão, que teve um aumento considerável e entrou para uma posição de destaque, o que é muito preocupante, já que a depressão é uma das principai causas do suicídio. Mesmo sendo um tema muito comum atualmente, o suicídio ainda é visto como um tabu para a sociedade. Mesmo sendo um tabu, o ato de cometer suicídio vem aumentando, em termos de frequência, é importante que seja estudado, não só o ato em si, mas também as causas disso tudo, desde fatores que podem levar a morte, como a depressão.

         Já escolhido o suicídio como tema de debate e análise deste trabalho, é necessário um aprofundamento mais específico de uma vertente do tema abordado. Escolhemos trabalhar com jovens universitários no Brasil, já que, por estarmos inseridos nesse meio, temos um contato maior com o universo universitário e estamos todos em contato com os indivíduos dessa faixa etária, conhecendo a influência que faculdade tem na vida dos indivíduos e, consequentemente, seu peso em suas vidas. Se trata de um tema que é muito abordado nas mídias, atualmente pode-se ver inúmeros filmes e documentários que abordam o tema e contam histórias de vítimas.

Os jovens são vistos como a faixa etária mais vulnerável ao suicídio e acumulado com o estresse da vida universitária, pode acarretar em distúrbios mentais e emocionais, que podem levar ao ato do suicídio ou uma tentativa do mesmo, já que os índices de tentativas são bem maiores do que os do suicídio em si.

REVISÃO DE LITERATURA

 

SUICÍDIO ENTRE JOVENS

 

  • Geral

Sabe-se que até a Idade Média o suicídio era relativamente bem tolerado. Foi a partir da inserção da Igreja Católica no Estado que o autoextermínio passou a ser considerado o “pior dos pecados” aos olhos da Igreja, e um crime, para o Estado, que determinava punições não somente aos que cometiam o ato, quanto à sua família (BOTEGA, 2015).

O suicida era considerado um assassino, por isso, nos casos em que atentasse contra a própria vida e não morresse, ele era preso; se o ato fosse consumado, sua família tinha os bens confiscados. Na Idade Média, portanto, a Igreja condenava o suicida, e o Estado, por sua vez, o sentenciava. Vale ressaltar, que essas sanções eram aplicadas, prioritariamente, aos servos, como uma forma de inibi-los, evitando assim, a perda da mão de obra barata ou escrava. Dentro do discurso da moral, o suicídio era considerado um crime, enquanto no discurso religioso, constituía-se em um pecado, cometido por pessoas desprezíveis.

Curiosamente, esses valores religiosos medievais continuam, ainda hoje, exercendo influências extremamente repressoras e depreciativas sobre aqueles que decretam a própria morte. A religião, todavia, não foi a única responsável pelo estigma em torno do suicídio.

O termo “suicídio” é um assunto muito delicado, pois engloba um impacto social quando ocorrido, está presente em todo mundo, o que vemos é que ele vem aumentando e afetando todas as classes sociais e idades. Desde o ano 2002, cresce uma taxa de 10% a cada ano, o que significa um crescimento lento, porém há um aumento. O suicídio não apenas está entre as dez principais causas de morte, como também está entre as duas ou três causas mais frequentes de morte para o grupo de adolescentes e adultos jovens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (260 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com