TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SURTO PSICÓTICO

Por:   •  5/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

SURTO PSICÓTICO

Ênio Carnetti é acusado de matar sua esposa e seu filho, e no laudo feito por um psiquiatra disse que Ênio estava em estado de surto psicótico, surto quer dizer ‘’ impulso de arrancar’’ algo que aparece de repente, e psicótico vem da palavra psicose, e hoje em dia é usado para qualificar sintomas de alucinações e delírios.

De repente e sem aviso a pessoa começa a ter perda da noção de realidade e pode apresentar:

Passar a ouvir e ver coisa que não estão acontecendo, fala rápido, fala de maneira desorganizada, ficam paralisadas sem qualquer reação, oscilação de humor deprimido para euforia, e vice versa, muito acentuada, confusão mental. A pessoa pode acredita que está sendo perseguida por outros que lhe querem fazer algum mal, prejudicá-lo e até matá-lo, sejam policiais, bandidos, os vizinhos, ou mesmo os familiares.

A pessoa pode achar que nas ruas os outros estão falando ao seu respeito, mesmo quem não o conhece, que câmeras de TV o vigiam que os telefones estão grampeados. Pode também pensar que podem ler o seu pensamento, que a televisão lhe manda mensagens. Pode ser um delírio de ciúme, em que a pessoa tem certeza de estar sendo traído, ou um delírio erotomaníaco, em que a pessoa pensa que é amada por outra pessoa, em geral famosa ou mais rica.

E a pessoa em surto psicótico pode até ficar violenta pelo fato de estar ouvindo e vendo coisa que não estão acontecendo, e ela acredita realmente que aquilo está acontecendo e ai ficar violenta.

E conforme foi diagnosticado pelo psiquiatra que Ênio estava com surto psicótico na hora do crime, é o que leva a crer que ele estava ouvindo e vendo coisas, tanto é que acharam um bilhete que ele escreveu dizendo que não queria que o filho sofresse, e também pelo delírio do ciúmes, e depois de cometer o crime foi se atirar de uma ponte para se matar, pois deveria estar ouvindo vozes de ‘’se matar’’, analisando os acontecimentos que houve tudo indica que ele realmente entrou em surto psicótico.

E pode ter sido esse problema de delírios e alucinações que levaram Ênio a cometer esse crime, e o surto psicótico pode estar presente em outras doenças mentais como esquizofrenia, transtorno psicótico breve, transtorno bipolar e a depressão grave.

Para o surto de psicótico há cura

No entendimento do surto psicótico, Ênio se encaixa no semi-imputável, pois ele não é inteiramente capaz de entender o caráter ilícito, e pelo laudo que foi feito Ênio estava com surto psicótico, como já foi dito a pessoa tem alucinações, delírios, houve e vê coisas que não está acontecendo.

Podem induzir o surto psicótico como tumores cerebrais, esclerose múltipla, epilepsia, doença de Alzheimer, lúpus, insuficiência renal, insuficiência hepática, AIDS e sífilis. O de álcool e drogas alucinógenas também pode desencadear um surto psicótico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com