TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segredo Dos Testes Psicotecnicos

Casos: Segredo Dos Testes Psicotecnicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  3.826 Palavras (16 Páginas)  •  1.025 Visualizações

Página 1 de 16

Segredos

dos Testes Psicológicos

NESSE VOLUME:

Teste de Desenhos

(pessoa, pessoa na chuva, família, árvore e casa)

Versão 2 – Novembro de 2003 – livre reprodução e distribuição

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO.

2 CARACTERÍSTICAS COMUNS A TODOS OS TESTES 5

3 DESENHO DA FIGURA HUMANA 5

3.1 APRESENTAÇÃO 5

3.2 SIGNIFICADO DAS CARACTERÍSTICAS DO DESENHO 5

4 DESENHO DA PESSOA NA CHUVA 5

4.1 APRESENTAÇÃO 5

4.2 DICAS 5

5 DESENHO DA FAMÍLIA 5

5.1 APRESENTAÇÃO 5

5.2 DICAS 5

6 DESENHO DA ÁRVORE 5

6.1 APRESENTAÇÃO 5

6.2 SIGNIFICADO DAS CARACTERÍSTICAS DO DESENHO 5

PREFÁCIO

Antes de continuar a leitura desse documento, por favor leia, entenda e aceite os itens abaixo:

• Esse trabalho é o resultado do esforço individual de uma pessoa que não tem nenhuma formação acadêmica ou experiência profissional em psicologia. Portanto, apesar do meu esforço, há grande possibilidade de haver erros. A única garantia (que não garante nada) é a promessa de que me dediquei ao máximo para fazer esse documento o mais perfeito possível.

• Agradecimentos, elogios, críticas construtivas, reclamações, dúvidas e, principalmente, segredos sobre os testes psicológicos, são sempre muito bem-vindos.

• Ameaças, protestos e até mesmo solicitações educadas contra mim ou contra esse material são inúteis. Não perca seu tempo tentando argumentar ideologias. Existem diversas razões que me levaram a divulgar esse material. Essas razões serão apresentadas em um documento específico, assim que eu tiver condições de fazê-lo. O que eu tinha para perder, já perdi. Não tenho mais o que temer. Pegue sua indignação, seu tempo e seu dinheiro, vá direto ao judiciário e faça valer o que você acredita ser direito seu ou de terceiros.

• Apesar desse material tratar de um assunto de uso restrito de psicólogos, o seu conhecimento e/ou divulgação não constitui nenhuma ilegalidade quando executadas por pessoas não formadas em psicologia. As punições existentes se referem unicamente ao exercício da profissão de psicólogo.

• Esse material também não viola nenhuma patente registrada nem qualquer direito autoral.

• Caso eu esteja enganado quanto aos dois últimos itens acima, ou seja, caso esse material seja proibido ou viole algum direito de terceiros, lamento informar que o endereço eletrônico que distribui esse documento se encontra num servidor nos Estados Unidos da América, não podendo ser afetado por quaisquer disposições legais brasileiras. E ainda assim, há uma centena de outros países nos quais poderei abrigar e distribuir essas informações livremente, sem nenhum controle governamental, caso venha a ser importunado onde estou atualmente.

• Ao tomar conhecimento da mecânica dos testes aqui apresentados, tenha consciência que a interpretação das suas respostas será, para sempre, adulterada. Os resultados colhidos pelos psicólogos nunca mais revelarão a verdade sobre você (na minha teoria eles também não revelavam a verdade antes). Isso é extremamente vantajoso e interessante contra psicólogos recrutadores (se você chegou até esse documento, suponho que seja essa a sua intenção). Mas, por outro lado, arrasa o trabalho dos psicólogos terapeutas caso você venha procurar esses serviços algum dia.

• Não acredite em lendas do tipo “os psicólogos têm como saber se você está mentido”, “os psicólogos ficarão desconfiados com respostas muito perfeitas”, “os psicólogos irão confirmar ou desmentir o resultado do teste com entrevistas ou outros testes”, etc. Se isso fosse verdade, os psicólogos não fariam esse alerta; mas ficariam quietos para identificar facilmente os candidatos mal intencionados. Realmente existem alguns poucos testes, do tipo questionário, que podem identificar algumas mentiras, mas a armadilha é facilmente contornável. Ela se baseia em perguntas sobre erros que todos os seres humanos cometem e cuja resposta não é agradável de dar. Exemplos: “Você já mentiu?”, “Você já pegou algo que não lhe pertencia?”, etc. Fora isso, não existe mais nenhum tipo de pega-mentiroso. Não fique imaginando que haja cruzamento de dados, levantamentos estatísticos, investigação pessoal, etc. A psicologia é uma variante da astrologia, e não da estatística.

• Também não acredite na lenda que ”não existe respostas certas ou erradas; seja autêntico; apenas queremos saber como você é”. Essa historinha serve para você não ficar com medo do bicho papão, relaxar, abrir seu coração e confessar todos os teus problemas (o único que irá valorizar essa tua sinceridade estúpida é Jesus Cristo). Tenha em mente que boas características servem para qualquer emprego; características ruins não servem para emprego algum. O perfil profissional apenas define qual é o mínimo aceitável de cada característica, sem jamais recusar uma característica boa e sem jamais aceitar uma característica ruim. Pessoas inteligentes, persistentes, altruístas, auto-confiantes, flexíveis e objetivas servem para qualquer vaga. Pessoas burras, sem persistência, egoístas, sem auto-confiança, inflexíveis e mentalmente complicadas não servem para nenhuma vaga. Há raríssimas exceções em que um adjetivo é bom para um tipo de emprego e ruim para outro. Por exemplo: Em cargos de disciplina rígida (militares, policiais, segurança, religiões, etc.) a autonomia e a análise crítica não costumam ser bem-vindas, ao contrário do que ocorre em empresas comerciais e industriais.

• Tenho 2 teorias divergentes quanto à divulgação desse material. A primeira consiste em divulgar por todos os meios possíveis esse documento, inclusive mandando-o para psicólogos, agências de emprego e elaboradores de concursos. O resultado poderia ser o descrédito imediato dos testes. Porém, provavelmente haveria um contra-ataque: proibições legais, perseguições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com