TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sentimentos

Por:   •  28/10/2016  •  Resenha  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

sentimentos

Sentimento são produtos de contingências. Sentimentos são respostas eliciadas correlatas de nosso comportamento, e não apenas as respostas produzidas, portanto, pelos mesmos eventos ambientais que produziram a resposta observada publicamente. Sentimentos são comportamentos respondentes. Sentimentos são respostas fisiológicas eliciadas por eventos ambientais.

A demonstração dos sentimentos possibilita saber qual é a melhor maneira de agir perante o outro, de modo que obtenhamos a reação desejada.

O analista do comportamento não concebe os sentimentos como fenômenos mentais, de natureza diferente do comportamento, mas sim como manifestação física do organismo, com "ações sensoriais".

Todo comportamento é acompanhado por uma série de alterações orgânicas

Eventos privados: reações internas acessíveis somente ao indivíduo que a sente.

Eventos Públicos: Reações corporais observáveis por outras pessoas.

Os sentimentos não explicam porque nos comportamos da maneira como nos comportamos. Atribuir a causa do comportamento ao sentimento não permitiria investigar que aspecto são responsáveis pelos problemas humanos.

Bateu o telefone porque estava com raiva= algo pode ter acontecido que durante a conversa, causou a raiva e o ato de bater o telefone. O mesmo evento ambiental provocou um e o outro. Com isso, entende-se que há variáveis ambientais envolvidas na produção de sentimentos e comportamento. Tristeza profunda é a causa da depressão= há também eventos ambientais que causam esse evento não só a tristeza. As abordagens tradicionais em Psicologia obscurecem as verdadeiras causas do comportamento ao buscar uma explicação interna.

“A fala da pessoa do outro lado da linha é o evento ambiental que produziu uma série de respostas daquele indivíduo. Parte dessas respostas pode ser observada por qualquer pessoa facilmente, comoa tensão nos músculos da face. Essa resposta é classificada como evento público, por serem acessíveis por outras pessoas. Outra resposta, não está diretamente acessível aos outros, pois ocorre dentro da pessoa, como mudança da frequência cardíaca, dor de estomago, sendo estes eventos privado. Logo, denomina-se raiva um determinado conjunto desses eventos privados e públicos” EXEMPLO

Tentamos atribuir o nosso comportamento à sensação, pois os dois acontecem ao mesmo momento e não identificamos os eventos ambientais antecedentes daquele comportamento.

Cabe a Fisiologia o papel de entender o que está acontecendo com o organismo quando está se comportando, e à psicologia entender as relações comportamentais.

Alterando o ambiente, altera-se também o organismo que se comporta. Com isso o analista irá identificar as variáveis que causam a depressão (contexto aversivo, alta frequência de algo que cause sofrimento...)

Reflexos incondicionados: genética, pois não depende de um condicionamento durante a vida.

Alguns eventos ambientais constantemente ocorrem pareados ao estímulo incondicionados, passando a eliciar as mesmas respostas reflexas( nem sempre da mesma intensidade), passando a ter uma função de estímulo eliciador condicionado respondente, pois é aprendido.

“Uma criança ouve a mãe gritar diante de uma aranha. O grito da mãe elicia uma resposta de perigo na criança. Mas com os constantes pareamentos entre gritos da mãe e a presença de inseto, é provável que a resposta de medo passem a ser eliciadas para criança por causa dos insetos ” EXEMPLO

Novos pareamentos entre eventos ambientais e sentimentos decorrem de nossa história de condicionamento operante.

Uma criança coloca o dedo na tomada e recebe um choque. O choque é um estímulo eliciador incondicional à dor e medo. Como a consequência da resposta operante- colocar o dedo na tomada- é aversiva, torna-se menos provável que esse comportamento ocorra novamente. A tomada, que foi estímulo discriminativo para a resposta colocar o dedo na tomada, passe a eliciaras mesmas respostas emocionais que o choque, por se tratar de um estímulo presente durante a contingência respondente incondicionada”  EXEMPLO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com