TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser Diferente é Normal

Pesquisas Acadêmicas: Ser Diferente é Normal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Na sociedade que vivemos temos as nossas diferenças, uns tem mais que os outros, mas todos devem respeitar seus limites. O ser humano não é perfeito, aliás, ninguém é perfeito. Para o convívio social temos as classes onde se divide o povo com suas cores, raças, culturas e religiosidade.

Para viver numa sociedade democraticamente com diferentes grupos e culturas como é a sociedade brasileira, formada não só por diferentes grupos étnicos, mas também por imigrantes de diferentes países. Seria terrível viver numa terra onde as diferenças não existissem, onde todas as pessoas possuíssem o mesmo rosto, as mesmas cores e cortes de cabelos, roupas, olhos, gostos, sentimentos etc. A monotonia tomaria conta e quem sabe até, as pessoas dessa terra tão igual, nem sequer se desenvolveriam, porque não há maior impulso na vida de um ser humano que a competição e a necessidade de superar seus ideais. A mídia já foi responsável pela exploração desenfreada de nossa imagem, cada vez mais a intimidade das pessoas é cada vez mais exposta na televisão, nos jornais, na internet, etc, mas o padrão é sempre seguido, a moda, principalmente das novelas, são vistas em vitrines na manhã seguinte. A impressão digital, por exemplo, é única. Cada ser humano é dotado dessa exclusividade. Ser diferente é normal, é ter idéias, sentimentos e hábitos únicos.

SER DIFERENTE É NORMAL

Ser diferente traz critica, mas se for seu ponto de vista, vale apenas seguir o seu próprio interesse. A sociedade é composta de pessoas diferentes entre si, não somente em função de suas personalidades singulares, como também relativamente as categorias ou grupos. A idéia de que todo ser humano, sem distinção, merece tratamento digno, corresponde a um valor moral. Seguindo esse valor, a pergunta de como agir perante os outros recebe uma resposta precisa: agir sempre de modo a respeitar a dignidade sem humilhações ou discriminações. Apesar de trabalhar muito a questão da inclusão social muitos sofrem exclusão por parte da sociedade, já pensou se tudo fosse igual? Não existiria diferença. Por que ser igual o tempo todo não é legal. Todos têm o seu jeito de crescer, aparecer e se manifestar, com seu sorriso, sua Fe e no seu visual. Um dos problemas que devem ser enfrentados por toda humanidade é a tendência existente de definir as pessoas diferentes em ter termos negativos, de ver essas pessoas e o grupo ao qual pertencem, são classificados em desejáveis ou indesejáveis, advindo daí, o desrespeito ao direito de ser diferente.

Se não bastasse, as mulheres têm menos direitos que os homens, as pessoas portadoras de deficiência ainda enfrentam dificuldades em ver seus direitos efetivamente implantados e os homossexuais ainda sofrem discriminação em face das suas preferências sexuais.

Não existe um ser perfeito. A vida é uma escola que almeja a perfeição do ser humano.

O século XXI nasceu e junto com ele nasceram novas tribos, novas idéias, novos padrões. Hoje muitos escritores tomam o cuidado de inserir em suas dramaturgias problemas comuns, vividos por pessoas comuns. Por exemplo, a novela da Rede Globo, Páginas da Vida, mostrou as dificuldades que uma menina portadora da Síndrome de Down e sua família enfrentaram para superar os preconceitos e as dificuldades que alguém “Diferente” precisa burlar todos os dias. O interessante é que as crianças não vêem diferentes, nem elas se sentem assim. Nos adultos, no entanto são comuns, como os constrangimentos sofridos por pessoas obesas (as pessoas esquecem que na antiguidade, os padrões de beleza exigiam mulheres gordas), os negros que até hoje lutam contra o preconceito, os homossexuais que brigam pelo respeito às suas condições sexuais e enfim tudo que é diferente sofre retaliações daquelas pessoas ditas “normais”. Exemplos como esses são vividos todos os dias por aqueles que simplesmente não se encaixam nos padrões exigidos pela sociedade. Deus, no entanto, dotou todos os homens de inteligência e de livre arbítrio para que cada um fosse e agisse da maneira que melhor lhe conviesse, por isso, o que as pessoas precisam começar a entender é que o normal é ser diferente!.

Algumas diferenças não são aceitas pela sociedade, mas somos seres humanos com cultura, cor e raça diferentes. Sejam eles visíveis ou não. Contudo a diferença não pode ser vista pelo lado negativo. Quantas vezes não gostaríamos de ser diferentes, de nos distinguirmos por esta ou por aquela qualidade que não temos. E quando temos uma diferença desejaríamos não tê-la simplesmente para agradar a sociedade é preciso primeiro reconhecer depois de agir para mudar. Por mais que nós enfrentamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com