TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sigmund Freud

Seminário: Sigmund Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  Seminário  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 9

Sigmund Freud (1856-1939), fundador da psicanálise, inicia seus estudos com a hipnose, e a toma de base para estudos do inconsciente.

Seus estudos que se inicia com mulheres histéricas, mas aos poucos passa a investigar a psicologia infantil.

Ele investigou dois campos: O inconsciente e a técnica terapêutica.

Dois métodos que se ajudam, pois através de técnicas de dialogo, exposição de idéias, passa a ter um conhecimento humano, assim o indivíduo toma consciência do seu próprio inconsciente, área que não acessamos.

Após a morte de seu pai, passa a analisar seus próprios sonhos, e descobre seus complexos de infância, denominado em “Complexo de Édipo”.

O complexo de Édipo é um conceito fundamental para a psicanálise, onde se inicia com a fase fálica onde o bebê tem contato com a mãe, principalmente na amamentação, que passaser o primeiro objeto de desejo da criança.

O bebê tem a ilusão de que possui amor e proteção total da mãe. Vendo no pai, a figura de um rival.Em torno dos três anos, a criança percebe que não é o centro do mundo, que na sociedade existe regras e culturas que impedem atitudes como, andar pelado por exemplo.Ao passar dessa fase se tem no redirecionamento da libido e no entendimento da figura paterna, essa etapa é fundamental para a formação do superego.

Superego é uma das três partes da Teoria da Personalidade.

1º ID: São nossas vontades, instintos, sonhos reprimidos...

2º EGO: É a nossa razão, a consciência.

3º SUPEREGO: Ele controla nossos desejos, nos censura.

Freud concluiu que os conflitos da mente, tinham a origem na sexualidade. E que a escola podia contribuir para um desenvolvimento infantil sem repressões.A enfermagem, nas mais diversas áreas de atuação, pauta-se essencialmente em uma atuação ou prática clínica.

Nesse contexto a Psicanálise pode figurar como uma contribuição importante. Este estudo discute conceitos básicos e pressupostos da Teoria Psicanalítica, tomando-a enquanto um método de pesquisa e destacando suas contribuições para a área de Enfermagem. Analisando o caminho empreendido por Freud, buscou-se identificar conceitos fundamentais e delinear o percurso a ser seguido por um pesquisador. Como método de pesquisa, a Psicanálise oferece uma densa trama conceitual que pode ser utilizada em diversas áreas do conhecimento que tomem por objeto de estudo o comportamento humano, entendendo-o a partir dos processos mentais inconscientes.

Nas Ciências da Saúde, e, em particular na Enfermagem, tem-se o cuidado como fazer cotidiano. Um cuidado ao corpo, mas que o ultrapassa,uma vez que não se deve apreendê-lo exclusivamente em uma dimensão anatômica ou biológica.

Retomando as notas da precursora da Enfermagem moderna, encontra-se nelas uma obstinada descrição das condições que levam à doença, entendida enquanto processo restaurador. Florence Nightingale descreve aspectos mais concretos do cuidar (teoria ambientalista), mas insiste em estabelecer o quão fundamentais são as questões subjetivas neste cuidado. Em especial, ela descreve detalhadamente a observação e a define como essencial ao enfermeiro

Na observação reside a idéia de que o cuidar ultrapassa um fazer concreto, fazer sobre um corpo. Assim, a despeito das críticas ao método nightingaleano, ele inaugura uma perspectiva. Observando atentamente, prescindindo momentaneamente das palavras e dos atos concretos, o enfermeiro poderia perceber algo a mais em seu paciente. Pensamos ser esse um convite que ficou esquecido, após justificadas críticas a seu modelo controlador, certamente influenciado pelo contexto vigente.Mais especificamente, numa das obras clássicas da Enfermagem Psiquiátrica, tem-se uma explícita aposta no relacionamento entre o paciente e a pessoa que o assiste, enquanto recurso terapêutico. Afirma-se que “o estabelecimento de um relacionamento terapêutico com um paciente de forma individualizada e o estabelecimento de um ambiente terapêutico são responsabilidades da equipe de Enfermagem.

Para além da querela da cisão entre psyché e soma, há muito discutida, ao se construir uma retrospectiva da produção científica de eventos ou periódicos de Enfermagem constatou-se que “a maioria (45,4%) se dedica à análise da interação seja ela entre profissionais, profissionais-pacientes,profissionais-alunos ou alunos-pacientes. Este estudo considera que o contexto interpessoal tem sido alvo de uma expressiva quantidade de estudos na Enfermagem.Pensar a subjetividade é pensar o humano. Como ela se apresenta e como ela interfereno cotidiano do ato de cuidar neste sentido, um enfermeiro pesquisador que se interessa pelas questões encetadas pela vida psíquica humana, materializada pela fala ou pela escrita do sujeito, pode encontrar, na Psicanálise, elementos e conceitos que certamente contribuem para uma maior consistência teórica e metodológica.A Psicanálise é definida como o nome de um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo, um método (baseado nessa investigação) e uma coleção de teorias psicológicas que gradualmente se acumulam numa nova disciplina científica Instituída em três pilares, a Psicanálise que é teoria e procedimento e método de pesquisa útil a outras áreas do conhecimento poderia contribuir mais se historiadores da civilização, psicólogos da religião, filólogos e assim por diante concordassem em manejar o novo instrumento de pesquisa que está a seu serviço Assim, Freud traz à discussão importante questão: a utilização da Psicanálise como método de pesquisa por todo aquele que desejar. Autorizados pelo próprio Freud, pode-se tomar elementos da teoria psicanalítica, sem que isso implique transformar profissionais das mais diversas áreas de conhecimento em psicanalistas. Trata-se de uma proposta de utilização da teoria e do método como possíveis operadores necessários à compreensão do humano.A Enfermagem, nas mais diversas áreas de atuação, pauta-se essencialmente em uma atuação ou em uma prática clínica. Não psicanalítica, é certo, mas totalmente desenvolvida junto ao paciente.É nesse sentido que a Psicanálise pode figurar como uma contribuição importante para a Enfermagem.É nessa direção que se pretende discutir construtos teóricos e elementos metodológicos da Psicanálise.

Mais precisamente deseja-se saber quais são os elementos teóricos ou conceitos que nortearão o enfermeiro pesquisador que toma a Psicanálise como abordagem teórico-metodológica de seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com