TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sigmund Freud

Ensaios: Sigmund Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia da educação - Etapa 01 Freud

Sigmund Freud nasceu em 1856, em , formou-se em medicina aos 25 anos de idade, se especializou em neurologia mais especificamente em doenças mentais.Ele trouxe o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradiçao da psicologia como uma ciência da consciência e da razão. É considerado o pai da psicanalise que é uma teoria do funcionamento da mente humana. Através dos conceitos da psicanalise podemos entender melhor o desenvolvimento do ser humano.

Freud com seus estudos dividiu o aparelho psiquico em ID (inconsciente), Ego ( consciente) e o Super-ego ( regras-normas sociais), e o desnevolvimento da criança em fases por teoria sexual, sendo elas: Fase oral, fase anal, fase fálica,fase de latência e fase genital.

Segundo Freud as pessoas desenvolvem problemas psiquicos devido á repressão de seus desejos, a sociedade reprime o individuo para que ele se adapte as regras sociais, causando danos ao psicologico das pessoas.

Diante de seus estudos sobre a sexualidade e sua influência nas doenças nervosas, ele liga essa sexualidade com a educação, devido a repressão vivida no processo educacional do individuo. De acordo com suas teorias as rianças devem receber uma eduacação sexual assim que demonstrar algum interesse sobre o assunto, afirmando que a sexualidade em si não surge na puberdade, mas já está presente em toda a vida infantil do ser humano. Essa sexualidade está relacionada com praze e necessidades fisiologicas, na verdade uma sensação de bem estar.

A teoria da psicanalise trouxe uma nova forma de olhar a criança, mostrando que os métodos, os planejamentos e os conteúdos são os que menos importa no ato de ducar, o essencial é uma boa relação entre professor e aluno. A psicanalise dá muita importância nessa relação e as condições que esta fornece a aprendizagem. Segundo Freud essa elação se dá através de uma de suas teorias chamada de transferência, onde o aluno inconscientemente passa um sentimento de confiança para a figura do professor. Contudo é ai que o educador ganha poder e ele não pode fazer uso desse poder para reprimir seus alunos. O professor que consegue entender essas etorias psicanalisticas sempre busca ministrar boas aulas, porém com foco principal voltado para um bom relacionamento com o aluno, que propicia um clima favoravel á aprencizagem.

A psicanalise serv para o educador como individuo, e não á pedagogia no geral, pois ela ajuda no modo de conduzir a educação, já que ela pode atuar de diversas formas dependendo do individuo, não pode ser usada como um método, logo que ela trabalha com o inconsciente, onde não se tem s[o uma definição.

Hoje a educação ainda vive certos paradigmas, onde os alunos são tratados como iguais, são usadas metodologias antigas que ignoram as diversidades. O uso da psicologia na educação seria uma boa opção para que os profissionais da área pudessem entender melhor como funciona o desnvolvimento individual do aluno. O professor tem que ser capaz de ensinar o conhecimento, levando em consideração que os alunos darão importância somente ao que lhes for conveniente, podendo assim auxilia-lo nas suas dificuldades, visto que cada individuo tem seu próprio tempo de evolução.

Conclusão

A pscologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com