TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sigmund Freud

Seminário: Sigmund Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Seminário  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

Sigmund Freud

Criador da psicanálise, nasceu em 1856,formou-se em medicina e especializou-se em neurologia.

Freud começou a se aprofundar nos estudos das patologias da mente, centrada inicialmente na terapia de doenças emocionais,desse trabalho surgiu a psicanálise.

Freud em sua prática clínica, descobriu que as neuroses eram na maioria das vezes pensamentos ou desejos reprimidos, que referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida.

Presumiu então, que o desenvolvimento humano através da criança, está dividida em fases: Fase oral quando aos 0 a 2 anos prazer localiza-se na boca, Fase anal 2 a 4 anos prazer na excreção das fezes; Fase Fálico 3 a 5 anos prazer nos órgãos genitais, Fase Latência 6 a 11 anos interrupção do desejo sexual e Fase Genital 12 a 18 anos na adolescência em virtude da maturação do aparelho genital e da produção do hormônios sexuais, definição da identidade sexual e pessoal.Estagio final do desenvolvimento Psicosexual e com isso passamos a compreender as fases oral, anal, fálica e genital.

No decorrer dessas fases ocorre o complexo de Édipo – acontece entre 2 e 5 anos, introduz os conceitos de “ID” e "Superego".

Para Freud a psique (alma), se divide em três componentes,as divisões do inconsciente, pré-consciente e consciente, e chegou a conclusão aparelhopsíquico.

Id -A parte inconsciente da nossa mente ;Ego-Que atua como censura ante aos nossos desejos,representa a razão; Superego- A parte da nossa mente que denomina o principio da realidade,representa a moralidade.

A teoria de Freud destaca a importância professor-aluno.É necessário que o professor saiba sincronizar-se emocionalmente com seus alunos, estabelecendo um clima favorável à aprendizagem.Os estudos psicanalíticos revelam que o ser humano transfere situações vivenciadas anteriormente,demonstrando resistência a experiências uma vez reprimidas.

A aplicação da teoria de Freud na educação, veio contribuir muito na área social e na pedagogia,pois o ato de educar está intimamente relacionado com o desenvolvimento humano, especialmente o aparelho psíquico.

Através das reflexões feitas por Freud, podemos entender melhor enquanto educadores, como se processa em nossos educandos o desenvolvimento emocional e mental,pois o ser humano constitui-se como em razão e emoção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com