TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sigmund Freud

Trabalho Escolar: Sigmund Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio.

Essas construções seguem um padrão denominado por Piaget de ESTÁGIOS que seguem idades mais ou menos determinadas. Todavia, o importante é a ordem dos estágios e não a idade de aparição destes: SENSÓRIO - MOTOR; OPERATÓRIO - CONCRETO; PRÉ - OPERATÓRIO; OPERATÓRIO - FORMAL.

SENSÓRIO – MOTOR

(0 a 2 anos)

A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.

Exemplos: O bebê pega o que está em sua mão; “mama” o que é posto em sua boca, “vê” o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de ver um objeto, pegá-lo e leva-lo a boca.

PRÉ – OPERATÓRIO

(2 a 7 anos)

Também chamado de estágio da Inteligência Simbólica. Caracteriza-se, principalmente, pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio anterior (sensório-motor).

A criança deste estágio:

- É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.

- Não aceita a idéia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos “por quês”).

- Já pode agir por simulação, “como se”.

- Possui percepção global sem discriminar detalhes.

- Deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.

Exemplos: Mostram-se para a criança, duas bolinhas de massa iguais e dá-se a uma delas a forma de salsicha. A criança nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas são diferentes. Não relaciona as situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com