TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sigmund Freud e a descoberta da psicanálise

Pesquisas Acadêmicas: Sigmund Freud e a descoberta da psicanálise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 8

SIGMUND FREUD E A DESCOBERTA DA PSICANÁLISE

Freud nasceu em 06 de maio de 1856 na Checoslováquia de origem judáica.Estudou o sistema nervoso central,trabalhou com Breuer Charcot.Freud é o pai da psicanálise,onde o paciente vai com ou sem hipnose lembrando de traumas,durante a vida e libertando-se de seus sofrimentos.Seus estudos foram os pioneiros acerca do inconsciente humano e suas motivações.Durante muito tempo trabalhou na elaboração em um método onde estabelecia relações entre tudo aquilo que o paciente lhe mostrava,desde diversas conversas,comentários feitos por ele, até o mais diverso sinal dado do inconsciente. O psicanalista deveria quebrar os vínculos, não poderia ficar sentado ouvindo e compreendendo apenas aquilo que o seu paciente queria dizer inconscientemente,mas perceber as entrelinhas daquilo que ele o diz.Freud sempre achou que existia um certo conflito entre os impulsos humanos e as regras que regem a sociedade. Muitas vezes, impulsos irracionais determinam nossos pensamentos , nossas ações e até mesmo, nossos sonhos, ele vai mostrar que essas necessidades reprimidas vêm a tona disfarçadas de várias maneiras , e nós muitas vezes nem vamos ter consciência desses desejos de tão reprimidos que estão.

Freud ainda supõe que existe sexualidade infantil, e muitos de nossos desejos sexuais foram reprimidos quando éramos criança. Esses desejos e instintos, sensibilidade sensitiva que todos nós temos, são parte inconsciente de nossa mente chamada id , onde armazenamos tudo o que foi reprimido. Existe a função reguladora que atua como censura ante nossos desejos, chamado ego . Nós mesmos começamos a reprimir nossos próprios desejos desejos, já que percebemos que não vamos poder realizar tudo o que queremos. A consciência do que podemos ou não fazer, segundo as regras da sociedade em que vivemos é a parte da nossa mente denominada superego.

A psicanálise se apóia sobre três pilares:a censura, o conteúdo psíquico dos instintos sexuais e o mecanismo de transferência. a censura é representada pelo superego, que inibe os instintos inconscientes para que eles não sejam exteriorizados. Nos sonhos o nosso inconsciente (id) se comunica com o nosso consciente (ego) e revelamos o que não queremos admitir que desejamos pelo fato da sociedade recriminar. Freud desenvolveu um método de tratamento onde o psicanalista busca trazer à luz as experiências traumáticas passadas que provocaram distúrbios psiquicos do paciente, para que encontre a cura.

Os instintos sexuais são os mais reprimidos , visto que a religião e a moral da sociedade concorrem para isso. Mas, é aí que a censura torna-se falha, permitindo assim que apareçam sintomas neuróticos. Explicando a sua teoria da sexualidade, Freud afirma que há sinais desta logo no início da vida extra uterina, constituindo a libido.

A libido envolve do nascimento à puberdade. A primeira fase é chamada de período inicial, onde a libido está direcionada para o próprio corpo, oral e analmente.Exemplo disso é quando o bebê coloca as mãos ou os pés na boca,pois descobre o quanto prazeroso é.

A segunda fase, o complexo de Édipo, que se caracteriza por uma fixação libidinal passageira entre os 4 e os 5 anos, pelo qual a libido, já dirigida aos objetos do mundo exterior, fixa a sua atenção no genitor do sexo oposto, num sentido evidentemente incestuoso. Por fim o período de latência, iniciado logo após a fase

edipiana, só irá terminar com a puberdade, quando então a libido toma direção sexual definida.

Esses períodos ou fases são essenciais ao desenvolvimento do indivíduo, se ele as resolver bem será sadio, porém qualquer problema que porventura ele tiver em superá-las, certamente iniciará um processo de neurose.

E por último, a transferência, é também uma arma, uma válvula de escape usada pelos psicanalistas para ajudar no tratamento do paciente. Naturalmente, o paciente irá transferir para o analista as suas pulsões, positivas ou negativas, criando vínculos entre eles. O tratamento psicológico deve, então, ser entendido como uma reeducação do adulto, ou seja, uma correção de sua educação enquanto criança.

PIAGET:CONSTRUTIVISMO E A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO

Jean Piaget nasceu em Neuchatel, Suiça no dia 09 de Agosto de 1896.Estudou a evolução do pensamento até a adolescencia,procurando entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo. A teoria do desenvolvimento foi baseada em estudos e observações de seus filhos que ele realizou ao lado de sua esposa. A partir da observação cuidadosa de seus próprios filhos e de muitas outras crianças, concluiu que em muitas questões cruciais , as crianças não pensam como adultos. Por ainda lhes faltarem certas habilidades, a maioria de pensar é diferente, não somente em grau como em classe. A teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo é uma teoria de etapas, uma teoria que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis. Para Piaget os estágios e períodos do desenvolvimento caracterizam as diferentes maneiras do indivíduo interagir com a realidade, ou seja, de organizar seus conhecimentos visando sua adaptação, constituindo-se na modificação progressiva dos esquemas de assimilação. Piaget não define idades rígidas para os estágios, mas sim que estes se apresentem em uma sequência constante.

Os estágios propostos por Piaget:

• Período Sensório Motor (recém nascido e o lactente - 0 a 2 anos)

Neste período, a criança comoeça conquistar através da percepção e dos movimentos, o mundo que a cerca. No recém - nascido , reduz-se a apenas a sucção. Por volta de cinco meses, os movimentos começam a ser coordenados, as mãos e olhos, começam a pegar objetos, aumenta a capacidade de outros movimentos. Fica evidente neste período que o desenvolvimento acelerado é a alavanca para novas habilidades.

Bebês brincando

• Período Pré - Operatório (1ª infância - 2 a 7 anos )

A linguagem é o sinal mais importante neste período,ocasionando modificações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com