TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sigmund Freud e sua contribuição para a educação

Artigo: Sigmund Freud e sua contribuição para a educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Artigo  •  2.366 Palavras (10 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 10

Sigmund Freud e suas contribuições para educação

Sigmund Schlomo Freud mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista judeu-austríaco, fundador da psicanálise. Freud nasceu em Freiburg, na época pertencente ao Império Austríaco; atualmente a localidade é denominada Příbor, na República Tcheca. Freud iniciou seus estudos pela utilização da hipnose como método de tratamento para pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes de Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica. Essa hipótese serviu de base para seus outros conceitos, como o do inconsciente. Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, , repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, assim como suas técnicas terapêuticas. Ele abandonou o uso de hipnose em pacientes com histeria, em favor da interpretação de sonhos e da livre associação, como fontes dos desejos do inconsciente. Suas teorias e seu tratamento com seus pacientes foram controversos na Viena do século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. Suas idéias são freqüentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao contínuo debate ao redor delas no uso como tratamento científico e médico.

Freud: apresentou a primeira concepção sobre a estrutura e o funcionamento da personalidade; inconsciente exprime o conjunto de conteúdos não presentes no campo atual da consciência.

Pré-consciente refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis á consciência’’.

Consciente: sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo informações do mundo exterior e o mundo interior.

Freud postulou as fases do desenvolvimento sexual em fase oral (zona de erotização é a boca)

Fase anal (zona de erotização é o ânus).

Fase fálica (zona de erotização é o órgão sexual), latência, se prolonga ate a puberdade, fase genital objeto de erotização ou de desejo não está no próprio corpo.

Mecanismo de defesa, ou realidade como ela não é:

Recalque; o individuo ‘’não vê ‘’, ‘’não ouve’’ o que ocorre existe a supressão de uma parte da realidade. Formação reativa; o ego procura afastar o desejo que vai a determinada direção. Regressão; o individuo retorna a etapas anteriores de seu desenvolvimento; é uma passagem para modos de expressão mais primitivos.

Racionalização; o individuo constrói uma argumentação intelectualmente convincente e aceitável que justifica os estados ‘’deformados ‘’da consciência.

Jean Piaget e suas contribuições para Educação

Jean Piaget (1896-1980) foi um dos investigadores mais influentes do Sec. 20 na área da psicologia do desenvolvimento infantil. Piaget acreditava que o que distingue o ser humano dos animais é a sua capacidade de ter um pensamento simbólico e a abstrato Piaget acreditava que a maturação biológica estabelece as pré condições para um desenvolvimento cognitivo. As mudanças mais significativas são as mudanças de gênero e não qualitativas em quantidade.

Suas principais teorias são divididas em aspecto que são o processo de conhecer e os estádios. São etapas pelo quais passamos à medida que adquirimos essas nossas habilidades.

Jean Piaget era um biólogo, que estava interessado em como é que um organismo se adapta aos seus ambientes (ele descreve que esta capacidade como inteligência). E que o nosso comportamento é controlado através de organizações mentais que são denominadas “esquemas” e que nós seres humanos utiliza para representar o mundo e para designar as ações. Essa adaptação é guiada por uma orientação biológica para obter esses esquemas entre o ambiente onde ocorre esta (equilibração). E assim pode estabelecer um desequilíbrio e a motivação primaria para alterar as estruturas mentais do individuo.

Piaget descreveu 2 processos que são utilizados pelo sujeito na sua tentativa de adaptação assimilação e acomodação. Estes 2 processos são utilizados ao longo de nossas vidas à medida que a pessoa vai se adaptando a ambiente de uma forma mais complexa:

• capta as grandes tendências do pensamento da criança.

• Em casa as crianças como sujeito ativo da sua aprendizagem.

Piaget defende que o estudo diminuncioso das nações fundamentais de um conhecimento lógico tais como tempo, objeto, causalidade é o caminho para se chegar à evolução do conhecimento humano. O papel da psicologia é investigar as modificações nos processos ligados a relação do individuo com o mundo, sejam estes cognitivos ou emocionais, Jean Piaget construiu uma teoria pedagógica com fundamento nos estudos da evolução do pensamento que chega até a adolescência. Jean Piaget ofereceu uma teoria que é integracionista em contraposição à teoria do comportamento que existia na época. E com isso a teoria de Piaget na educação deve-se oferecer a criança a descoberta e a construção do conhecimento através de atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrio e reequilíbrio sempre respeitando sua maturação.

Jean Piaget não propõe um método de ensino, mas elabora uma teoria do conhecimento, e os seus resultados são utilizados por pedagogos e psicólogos. Toda sua pesquisa tem varias modos de interpretações que se concretizam em propostas didáticas diferenciadas.

A educação tomou um novo rumo, com a teoria de Piaget na educação, dando objetivos pedagógicos o que devem estar centrados no aluno. Um processo construído internamente e os conflitos são vistos como algo importante para o desenvolvimento da aprendizagem. A partir de todo este conhecimento, revolucionou a maneira de pensar com a relação ás avanças. Com a teoria de Jean Piaget as crianças passam construir seu mundo de acordo com que lhes é oferecidas, criando e testando suas teorias. Nesta teoria o professor assume um papel de suma importância, pois é ele quem cria os espaços, disponibiliza materiais e faz a mediação da construção do conhecimento. Então concluímos que Piaget usou a psicogenética para avaliar o desenvolvimento intelectual da criança através do conhecimento e o incentivo da imaginação na educação através do convívio social, brincadeiras e contos.

Wallon

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com