TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sigmund Freud e suas contribuições para educação

Pesquisas Acadêmicas: Sigmund Freud e suas contribuições para educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.648 Palavras (11 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO …...................................................................................................................................4

SIGMUND FREUD E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO..............................................5

AS PRIMEIRAS OBRAS DE FREUD...................................................................................................6

HENRI WALLON E SUAS CONTRIBUIÇÕES...................................................................................7

ESTAGIO DE DESENVOLVIMENTO WALLON...............................................................................8

LEV SEMENOVICH VYGOTSKY E SUAS CONTRIBUIÇOES........................................................9

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE LEV SEMENOVICH VYGOTSKY.................................10

JEAN PIAGET E SUAS CONTRIBUIÇÕES........................................................................................11

PERIODOS DE DESENVOLVIMENTO MOTOR E METAL (JEAN PIAGET)................................12

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................................13

BIBLIOGRÁFIA....................................................................................................................................14

Introdução

Neste trabalho, abordamos um pouco da biografia e da contribuição de grandes teóricos que muito contribuíram para nossa sociedade e para a educação. A lista de teóricos clássicos que contribuíram com a educação é imensa.

Temos como objetivo mostrar um panorama de alguns teóricos clássicos da psicologia da educação, destacando as três principais teoria de: Freud, Piaget, Wallon, e Vygotsky.

Por meio de pesquisa bibliográfica, entendemos que Freud contribuiu com as fases do desenvolvimento, trabalhando o consciente e o inconsciente, desenvolveu o estudo da mente e dos nossos sonhos, lidou com o nosso psíquico.

Encontramos também três pilares importantes que Freud trouxe que são id ,o ego, e superego; a questão da sexualidade que houve um percurso de muita polemica na época, uma outra questão são as etapas do complexo de Édipo; as fases genital, oral, anal, são essas teorias que mais marcaram a historia de Pesquisas e estudos de Freud.

Já Piaget buscou entender o raciocínio infantil e as diferenças, distribuiu a inteligência em fases mostrando as habilidades, e capacidade de cada um, afinal, somos diferentes, trazendo grandes contribuições na área da educação. Como: as teorias da adaptação, assimilação, e acomodação, e os períodos sensório motor, o simbólico, o operatório concreto e o operatório abstrato.

Ao contrário de Vygotsky que abordava a dialética e prospectiva do indivíduo e da sociedade, com teorias que tem como foco a inclusão e a exclusão social e educacional. Seu trabalho foi totalmente voltado às crianças com necessidades especiais.

Wallon trabalha com conceitos para a compreensão da afetividade, o processo de aprendizagem, lida com emoções, sentimentos e a interação do professor com o aluno no meio.

Os teóricos clássicos supracitados tinham como finalidade contribuir com a ciência e a educação.

SIGMUND FREUD E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO

Nascido em 06 de maio de 1856 em Freiberg, na cidade de Moravia, que então fazia parte do Império Austro-Hungaro, hoje Republica Tcheca, era chamado Schlomo Salomo Sigismund, filho de Amália Freud e de Jacob Freud, sendo o filho mais velho do terceiro casamento de seu pai. Sua família mudou-se para Viena em 1860, e lá Sigmund Freud passou a maior parte de sua vida, somente aos 82 anos que ele vai morar em Londres, onde morreu a 23 de Setembro de 1939.

Quando garoto, Sigmund Freud sentia ao mesmo tempo medo e amor pelo pai. A mãe era protetora e carinhosa com Sigmund Freud; Sigmund Freud tinha ima ligação de paixão pela sua mãe. Esse medo do pai e a atração sexual pela mãe foi o que ele mais tarde chamou de complexo de Édipo. Grande parte de sua teoria possuía base autobiográfica, resultante das experiências e recordações da própria infância.

Em 1877, ele abreviou o seu nome de Sigismund Schlomo Freud para Sigmund Freud. Desde 1873, era aluno da faculdade de Medicina da Universidade de Viena, onde gostava de pesquisar no laboratório de Neurofisiologia. Durante o período que estudava na faculdade, trabalhou no laboratório, até formar-se em 1881.

Os primeiro anos de Freud são pouco conhecidos, já que ele destruirá seus escritos pessoais em duas ocasiões: a primeira em 1885 e novamente em 1894. Seus escritos foram protegidos cuidadosamente nos Arquivos de Sigmund Freud, aos quais só tinham acesso Ernest Jones (seu biógrafo oficial) e uns poucos membros do circulo da psicanalise.

No ano de 1882 conheceu Martha Bermays, ficaram noivos em 1886. Durante os quatros anos de noivado, Sigmund Freud tinha ciúmes de qualquer pessoa que chamasse a atenção ou despertasse o afeto de Martha, até mesmo dos familiares.

Quando Freud já possuía seu próprio consultório particular, realizaram o casamento. Tiveram seis filhos. Ana, a filha mais nova era secretaria, enfermeira e discípula do pai, mais tarde se tornando também uma psicanalista destacada, particularmente no campo do tratamento de crianças e do desenvolvimento psicológico.

Ao se formar , em 1882, entrou no Hospital Geral de Viena. Freud trabalhou por seis meses com o neurologista francês Jean Martin Charcot que lhe mostrou o uso da hipnose.

Em 1890, consegue convencer seu amigo médico Joseph Breuer, a escrever com ele uma obra sobre histeria. Sendo publicado em 1895 o “Estudo sobre Histeria”. O livro descreve a teoria de que de que as emoções reprimidas levam aos sintomas da histeria, que poderiam desaparecer se o paciente conseguisse se expressar. Insatisfeito com a hipnose, Freud desenvolveu o que é uma das bases da técnica psicanalítica: a livre associação. O paciente é convidado a falar o que vem à mente para revelar memórias reprimidas causadoras e neuroses.

AS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com