TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintese entrevista e observação

Por:   •  19/5/2015  •  Resenha  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmico(a): __________________________________ Turma: ___________ Data: __/__/____.

Manual para entrevista clínica inicial

Referência (ABNT)

A autora chama a atenção para as dificuldades que os alunos iniciantes na área de Psicologia clínica enfrentam, abordando temas importantes para auxilia-los no seu primeiro contato com o cliente, quando não se sabe nada sobre o mesmo. Ensinando como e o que fazer em uma entrevista clínica inicial. Ajudando na formação do entrevistador.

Fez uma comparação sobre entrevista clínica inicial e entrevistas posteriores e explica que não há roteiros específicos focados na entrevista clínica inicial, deixando os alunos iniciantes com muitas duvidas sobre o assunto. Então aborda temas relacionados a conceitos gerais de uma entrevista inicial. E também relata que a observação é muito importante em uma entrevista inicial, onde o entrevistador deve ficar atento aos comportamentos não verbais, como gestos, expressões, postura do cliente para obter melhores dados e conclusões.

A autora também cita dados importantes a serem levantados em uma entrevista inicial como dados pessoais do cliente e da família, dados não verbais, dimensão do problema do cliente, como e quando se iniciou, como se desenvolveu, as consequências, o que os familiares dizem a respeito, motivação do cliente, pontos positivos e negativos e levantar quaisquer dados que pareçam ser importantes para a compreensão das queixas.

Um dos pré-requisitos para uma boa formação dos alunos iniciantes na área de Psicologia clínica é a habilidade de entrevistar. São comportamentos que o entrevistador deve apresentar para obter os dados e resultados desejados. A habilidade de entrevistar diminui as chances de erros. A habilidade de entrevistar é composta por um grande número de estratégias que podem variar dependendo da característica do cliente e do entrevistador, afirma a autora. Algumas delas são:

Habilidades empáticas - Sentimentos positivos que o entrevistador deve mostrar ao cliente, como autenticidade, compreensão, honestidade, interesse, entre outros. Esses sentimentos positivos podem ser verbais ou não.

Habilidades não verbais - Voz, expressão facial, gestos, postura e olhar, são exemplos de habilidade não verbal. As habilidades não verbais quando positivas, prendem a atenção do cliente, fazendo com que ele fale mais.

Habilidades de perguntar - Inclui-se a formação e a utilização de perguntas, visando a qualidade das perguntas. É importante prestar atenção para não repetir as perguntas, apresentando uma de cada vez dando espaço ao cliente para respondê-las.

Habilidade de operacionalizar informações - Consiste em descrever e identificar objetivamente o problema do cliente.

Habilidade de controlar a entrevista- Cabe ao entrevistador, tomar a direção da entrevista, onde entrevistador e cliente, mantem cada um o seu papel.

Há muitas outras habilidades importantes que não foram citadas, sendo as habilidades de entrevistar e muitas outras que são importantes para uma boa formação dos alunos iniciantes na área de Psicologia clínica.

A autora coloca algumas estratégias importantes a serem evitadas ao longo de uma entrevista inicial, como evitar escrever tudo o que o cliente diz, se precipitar, demostrar mau humor e fala planejada. Afirma a autora que, a observação e boa comunicação é importante em qualquer entrevista, seja ela inicial ou não. A autora espera ter ajudado o aluno a ter mais facilidade na hora da entrevista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com