TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro sintese da Importanciada Psicologia para a Educação

Por:   •  15/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 4

        Este é um tema muito polêmico que requer muita cautela ao se opinar.

A maioria dos professores da rede pública, afirmam que o Sistema Democrática adotado por elas é o melhor. Se respaldando na LDB  e no ECA que garantem o acesso gratuito à escola pública ,enquanto a Escola Militar cobra uma taxa voluntária ,o preço do uniforme (farda, uniforme de educação física, sapato social e tênis preto) é exorbitante,  defendem que seus alunos  têm senso crítico, são democráticos , têm liberdade de expressão e a escola recebe a todos da comunidade, possui seu próprio Projeto  Politico Pedagógico construído pela comunidade escolar e associações ,os professores são parceiros dos alunos, justifica que geralmente a comunidade escolar é de classe média a baixa  dificultando o rendimento ,tendo em vista que eles tem que trabalhar para se sustentar e se alimentar, e dizem que são impostos pelo governo a aderirem a este sistema de ensino sem ao menos serem consultados. Apontam que as Escolas Militares possuem as melhores notas nas avaliações do Ideb e do Enem , porque são frequentadas por alunos de classe media alta, que são bem nutridos e tem disponibilidade de tempo para estudar ,que possui caráter punitivo, que não há violência por portarem armas, não são cidadãos críticos e sim, crianças militarizadas, que estas escolas possui ideologia de obediência em vez de participação e crítica, relatam que a direção é indicada pela PM  ao invés da Gestão Democrática.

Roberto Kant ,professor do Departamento de segurança Pública da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense mencionou no Jornal Futura do Canal Futura que o assunto é complexo, pois a escola militar tem uma disciplina fundamentalmente  hierárquica, que os professores são tratados como senhores, os alunos têm que bater continência e devem obediência à autoridade,características de uma instituição que se encarrega de defender o Estado, que está pronta para combater o inimigo e possui uma disciplina peculiar que não está aberta ao conflito(argumentação).Afirma que a vida civil é conflitante, devido a personalidade diferente de cada um e de seus direitos, embora a disciplina só seja legítima se a uniformização de direitos e aproblemática éque o Brasil tem dificuldade para socialização (respeito). Enquanto, o militarismo é repreensivo (não faz mediação deconflito).O Policial Militar como administrador escolar não é indicado , por que elel éformado para ser militar e não um cidadão civil.

Em contrapartida a Escola Militar  se defende enfatizando que o acesso é gratuito ,que o uniforme é exigido como nas demais escolas  e quando a comunidade não possui condições financeiras estas são dispensadas ,afirma que os dependentes dos militares concorrem as vagas com os cidadãos civis, ressaltam a valorização dos profissionais ,que a grade curricular é melhorada mas, seguem as exigências da Secretaria de Educação, a carga horária é maior ,as aulas são mais dinâmicas ,incentivam a pratica esportiva ,a atividades culturais e reforço escolar no contraturno. Afirma que seus alunos são críticos ,pois ,leem constantemente (inclusive os livros cobrados no Enem)que os livros são emprestados pela própria biblioteca,  enfatizam que quem lê não é alienado. Reforçam que os melhores resultados no Enem, Ideb e no Vestibular, é devido a disciplina e a responsabilidades em relação aos deveres de seus alunos. São apoiados pela maioria das comunidades. A justificativa do governo para adotar este sistema é o índice de qualidade e a diminuição do índice de violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com