TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Endócrino - Insulina

Por:   •  3/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O hormônio escolhido pelo grupo foi a Insulina, uma vez que o entendimento da mesma é importante para compreender o modo em que ela afeta o metabolismo da glicose, aminoácidos e ácidos graxos.  A insulina após ser secretada e transportada aos tecidos começa a ser degradada, principalmente pelo fígado, rins e músculos.

A insulina é secretada pelo pâncreas (O pâncreas é uma glândula composta que pertence aos sistemas digestivo e endócrino, com cerca de 12,5 cm de comprimento, situada atrás do estômago, entre a porção superior do intestino e o baço) que tem como principal função o metabolismo de carboidratos no sangue, uma vez que o principal estímulo desta secreção é a concentração de açúcar no sangue, uma vez que o alimento presente no estômago estimula a produção de enzimas que estimulam a secreção se insulina. Ou seja, o hormônio auxilia a entrada da glicose nas células do corpo.

Consequências da diminuição de Insulina

Pelo fato da insulina estar relacionada ao controle da glicose no sangue, quando há alguma disfunção na produção deste hormônio (em que ele produza pouca ou nenhuma quantidade) o individuo possuirá disturbios metabolicos  como por exemplo o Diabetes. Os principais tipos de diabetes são o Diabetes tipo 1 e Diabetes tipo 2. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição auto imune das células produtoras de insulina, em que o diagnostico acontece em geral na infância ou adolescência,  este tipo de diabetes é caracterizado pela ausência ou baixos níveis de insulina no sangue, além de altos níveis de glicose sanguínea, sendo necessária a aplicação exógena de insulina. Também, há o Diabetes tipo 2, em que o pâncreas produz insulina mas não possui capacidade de absorção das células musculares e adiposas, podendo então ser contraída em qualquer etapa da vida mas principalmente em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias e sem o hábito saudável de alimentação.

Os principais sintomas do diabetes são vontade frequente de urinar, fome e sede excessiva e emagrecimento. Porém, os principais sintomas do diabetes tipo 1 são vontade freqüente de urinar, fome excessiva, sede excessiva, emagrecimento, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, nauseas e vômito. Os indivíduos com diabetes tipos 2 não apresentam sintomas iniciais e podem manter a doença assintomática por muitos anos. No entanto, devido a uma resistência à insulina causada pela condição de saúde é possível manifestar sintomas como fome e sede excessivas, vontade de urinar e visão turva.

Consequências do aumento de Insulina

Além dos distúrbios metabólicos causados pela diminuição da insulina, também pode ocorrer no organismo a hiperinsulinemia, que é a quantidade de insulina no sangue superior a considerada normal. Quando ocorre hiperinsulinemia significa que há um problema no controle de açucar no sangue que exige que o pancreas secrete grandes quantidades de insulina para manter o açúcar no sangue dentro de uma faixa normal. Esta resistência a insulina faz com que o corpo se torne resistente a insulina e o pâncreas compensa ainda mais a insulina em um ciclo vicioso.

Os casos de hiperinsulenemeia são mais comuns em individuos com obesidade, sobrepeso, sedentarismo e que consuma carboidratos elevados em grande quantidade. Os principais sintomas de resistencia a insulina são: aumento de pelos pelo corpo, acne e oleosidade na pele, menstruação irregular e escurecimento da pele em regiões de dobras do braço, axilas e pescoço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (746.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com