TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Situação de Aprendizagem - Prevenção ao Suicídio

Por:   •  29/9/2022  •  Artigo  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 2

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

O supermercado Max atacadista e varejista, conta com cerca de 300 funcionários; atende pessoa física e jurídica e oferece diversos produtos dos segmentos: de vestuário, alimentício, eletroeletrônico, perfumaria, higiene e limpeza, bazar, embalagens, bomboniere e bebidas. Em 2020 em pleno ápice da pandemia, o Supermercado Max teve um grande aumento em seu faturamento, devido a necessidade de compra dos consumidores. Nesse período, os funcionários tiveram uma sobrecarga de trabalho devido ao alto fluxo de clientes, gerando algumas complicações. Além disso muitos colaboradores sofrendo com conflitos familiares, envolvimento precoce com drogas e álcool, violência doméstica, discriminação motivada pela orientação sexual que geravam os impactos na saúde mental e física A situação se agravou tanto que diversos funcionários demonstravam os sinais e sintomas com recorrência no ambiente de trabalho: automutilação, insônia, tentativas de autoextermínio, tristeza ou humor deprimido, afastamento de amigos e familiares, queda brusca no desempenho no trabalho, irritabilidade e agressividade sem causa aparente.

 Em meio a situação de caos, o gerente de loja, Antônio Eustáquio percebeu que era necessária uma medida urgente para “salvar” os colaboradores da empresa. Antônio é um gestor completamente democrático e está sempre se preocupando com os seus liderados. Porém ele está “perdido” em meio a essas diversas situações. Para amenizar e resolver as situações descritas anteriormente, ele convidou você e sua equipe para oferecerem soluções para os problemas descritos acima e situações específicas abaixo:

- Pedro, repositor de mercadorias, 22 anos, homossexual que está com insônia, ideação suicida e conflitos com seu pai.

- Maria, supervisora de caixa, gestante de 33 anos, estava com ideação suicida e muita tristeza devido a morte de seu irmão e separação do pai da criança.

- Guilherme, jovem aprendiz, 16 anos demonstrou uma queda brusca no desempenho das atividades. Demonstra agressividade e irritabilidade extrema.

- Luana, fiscal de loja, 28 anos sofre violência doméstica. Marido é alcoólatra e usuário de canabis.

- Armênio, operador de caixa, 19 anos, amputado na perna esquerda devido a um acidente de moto. Utiliza prótese para se locomover. Está com humor deprimido.

 

Desafio 1: Você e sua equipe deverá realizar uma campanha para salvar as pessoas para amenizar os impactos:

  • Deverá ser criado um slogan.
  • Sugerir propostas para resolver os problemas citados.
  • Criação de uma paródia sobre o tema

Desafio 2: Elaborar uma cartilha educativa para a divulgação da campanha contendo os seguintes tópicos:

  • Conceito de saúde mental;
  • Como identificar os sinais e sintomas;
  • Prevenção;
  • Redes sociais e suicídio.

Observações:

Pesquise as informações em Fontes seguras.

Trazer ao final da cartilha as referências bibliográficas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com