TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre o projeto politico pedagogico

Por:   •  2/8/2016  •  Resenha  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 4

ASBAHR, F. da S. F.. Sobre o projeto político pedagógico: (im)possibilidades de construção. In: Lygia de Souza Viegas; Carla Biancha Angelucci. (Org.). Políticas públicas em educação: uma análise crítica a partir da psicologia escolar. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011, v. , p. 77-115.

                                                                                                    Alessia Rodrigues Moura

Flávia da Silva Ferreira Asbahr é professora assistente do departamento de Psicologia, da Faculdade de Ciências, UNESP-Bauru. É Doutora em Psicologia pelo programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia (USP), com estágio de doutorado sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid. Possui graduação em psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia histórico cultural, teoria da atividade, atividade pedagógica, projeto político pedagógico, formação de professores e relação sentido e significado na constituição da consciência humana. É membro do GEPAPE (Grupo de estudos e pesquisas sobre a atividade pedagógica - FEUSP) e do LIEPPE (Laboratório Interinstitucional de estudos e pesquisas em Psicologia escolar - IPUSP).

O texto de Asbahr é uma reflexão sobre a construção do projeto politico-pedagógico. Para isso a autora situa o leitor sobre o que ela esta definindo como projeto politico-pedagógico enfatizando sua importância, finalidade, e aspectos a serem considerados em sua construção. A autora pontua  que interessa-lhe:

Compreender o projeto enquanto possibilidade de transformação da realidade escolar na medida em que possibilita a discursão acerca dos problemas escolares e direciona as finalidades e ações educativas em diversos âmbitos, como currículo, avaliação, práticas pedagógicas, entre outros (ASBAHR, 2011, p. 81).

 Em seguida, baseando-se em documentos da Secretaria Municipal da cidade de São Paulo, a autora apresenta uma síntese das propostas de gestão educacional daquele município durante os anos de 2001 a 2004, período em que a gestão municipal foi exercida pelo Partido dos Trabalhadores, onde a autora, através de sua pesquisa, denuncia a falta de politicas que garantam as escolas construírem seu PPP, e que as politicas públicas propostas não se efetivava de fato na cidade na cidade de São Paulo durante o ano pesquisado.

Em outro momento Asbahr apresenta uma olhar acerca do projeto politico-pedagógico através das lentes da Psicologia Histórico Cultural, nesse momento do texto a autora aponto o PPP como elemento de humanização no sentido que pode ampliar a formação docente em serviço e produzir transformação na consciência dos educadores num sentido oposto ao da alienação.

Na ultima parte a autora apresenta elementos de analise dos dados de sua pesquisa, um estudo de caso do tipo etnográfico com foco na observação do cotidiano de uma escola pública municipal de ensino fundamental da cidade de São Paulo. Neste ponto do texto é apresentado as dificuldades que a escola pesquisada enfrentava na construção do plano politico pedagógico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com