TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE SOCIOLOGIA SEGUNDO DURKHEIM

Por:   •  9/12/2017  •  Artigo  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 4

EVELLYN ELIAS SOARES

EVELLYN ELIAS SOARES



SUMÁRIO

CONCEITO DE SOCIOLOGIA  SEGUNDO DURKHEIM............................... 4

CORRENTE SOCIOLÓGICA............................................................................... 5

INFLUÊNCIA PARA O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA ATÉ A ATUALIDADE

................................................................................................................................. 5

PRINCIPAIS OBRAS............................................................................................ 6

REFERÊNCIAS   ................................................................................................... 9

 


CONCEITO DE SOCIOLOGIA SEGUNDO DURKHEIM

Ainda na época de formação da sociologia – século XIX – Émile Durkheim buscou produzir regras para o método sociológico, garantindo a ele um status de saber científico, assim como as outras áreas do conhecimento, a exemplo da química, da biologia, entre outras. Entretanto, fora tão importante quanto definir o método, delimitar o objeto de estudo. Desta forma, de acordo com Durkheim, à sociologia deveria analisar apenas os “fatos sociais”, e estes consistiriam em: 1) coerção social; 2) exterioridade; 3) poder de generalização.

Durkheim entendia que a sociedade era um organismo que funcionava como um corpo, onde cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver. Ao seu olhar, o que importa é o indivíduo se sentir parte do todo, pois caso contrário ocorrerá anomalias sociais, deteriorando o tecido social. Ele entende que não se podem receitar os mesmos “remédios” que serviu a uma sociedade para resolver os “males” sociais de outras sociedades.

Pela sua perspectiva, o cientista social deve estudar a sociedade a partir de um distanciamento dela, sendo neutro, não se deixando influenciar por seus próprios preconceitos, valores, sentimentos etc. Para Durkheim, deve-se propor a apuração dos fatos para procurar as verídicas leis naturais cujas gerenciam o funcionamento e a existência destes, porque possuem existência própria e são externos em relação às consciências individuais. Em outras palavras, o pensamento dele consiste basicamente em entender a sociedade como um organismo funcionando, suas partes se completando.

Assim, Durkheim teve como principais contribuições a definição dos conceitos de consciência coletiva e de consciência individual. Embora todos tenham valores individuais, no interior de qualquer grupo ou sociedade existem formas padronizadas de conduta e pensamento. Esse conjunto de ações que definem a moral vigente é a chamada consciência coletiva, cuja uma das variáveis é o nível de educação da sociedade. Quanto maior o nível, melhor o desenvolvimento.

CORRENTE SOCIOLÓGICA

Durkheim, com sua teoria dos fatos seguia a corrente sociológica positivista que se tratava de nada mais que pressupostos teóricos que presumiam que os códigos reguladores dos âmbitos social e físico distanciavam-se quanto a seu caráter: os primeiros ligados aos problemas humanos ligados à convivência social e à interação; os segundos relacionados aos acontecimentos do mundo dos fenômenos exteriores ao ser. Segundo os positivistas, esses âmbitos possuíam uma origem comum, natural, apesar de suas diferenças. A sociologia positivista foi modelada pela tentativa de seus criadores em consagrar seu objeto de pesquisa, traçar métodos e efetuar seus conceitos sob o aspecto das ciências naturais, buscando alcançar a mesma objetividade e ao mesmo desfecho, nas formas de domínio em relação aos fenômenos sociais, que aquelas estavam logrando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com