TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sonho Andy

Por:   •  16/5/2016  •  Resenha  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 7

Um Sonho De Liberdade

2) a: Aspectos culturais:

Nota-se que no ambiente do filme, por ser um presídio, também há aspectos culturais que se manifestam de maneira forte em diversas cenas. Logo no inicio da trama, quando os presos são “apresentados” ao local e aos veteranos ali presentes, eles passam por mudanças na aparência, como terem os cabelos raspados, serem lavados e obrigados a andarem despidos em fila, seus pertences individuais são restritos. Isso traz a realidade, que em cada grupo que o indivíduo se insere, surte mudanças em seu modo de viver, no presídio, a imagem a ser construída é que todos são seres sem personalidade, identidade ou direitos, totalmente diferentes dos outros que convivem na sociedade. A personalidade que se constituiu durante anos, tende a ser “transformada” de forma brusca e violenta, pois são diversas novas informações e um cotidiano totalmente inferior ao que se conhecia, um lugar onde harmonia, respeito e empatia são termos desconhecidos. De acordo com Berger e Luckman, o processo de institucionalização começa com o estabelecimento de regularidades comportamentais, sendo assim, o presídio possui suas regras para que ocorra de tal maneira, os modos como cada um deve manter seu comportamento devem ser seguidos para evitar represálias. As autoridades maiores usam de seu poder como bem os convém, pensando em seus próprios benefícios.

O fato de Andy utilizar da sua Bíblia na maior parte do tempo demonstra a fé que ele mantinha em Deus, por acreditar em um Ser superior, que acima de tudo sabia de sua inocência. Isso fica nítido no momento que Norton acha um pretexto de revistar sua cela, pega o mesmo com a bíblia em cima da cama onde frisa para o prisioneiro querendo demonstrar possuir um caráter bom e ser de boa índole, com a seguinte frase “A salvação vem de dentro”  querendo  explicar que a justiça era  feita decorrente com suas atitudes. Tanto que ao final, Andy deixa gravado na bíblia a imagem do martelo o qual escavou o buraco na parede, e conquistou sua liberdade.

 Sua inteligência talvez seja o aspecto mais incrível de sua personalidade. Sabia que não havia cometido nenhum crime, e mesmo exposto ao ambiente enlouquecedor, que colocava em risco sua sanidade mental, através de sua calma, traçou objetivos e metas, conseguiu agir sobre as regras e mudá-las através de ações conciliadoras, conseguindo benefícios para si e seus colegas e observando atos corruptos que durariam por pouco tempo. Andy se torna peça fundamental para que a consciência de seus companheiros também se mantivesse firme, mostrando a eles valores éticos, em uma tentativa de resgatar a identidade, diminuindo o impacto das mudanças. Segundo Lane (1984), “todo e qualquer grupo exerce uma função histórica de manter ou transformar as relações sociais desenvolvidas em decorrência das relações de produção e, sob este aspecto, o grupo, tanto na sua forma de organização como nas suas ações, reproduz ideologia, que, sem um enfoque histórico, não é captada. (p. 81-82)”. Dessa forma, os indivíduos se uniriam não apenas por manterem objetivos em comum, mas também por cada um buscar suas necessidades individuais, aspectos que lhe faltavam, mesmo que de forma inconsciente, onde os afazeres coletivos também influenciavam. Nas interações sociais é necessário “desenvolver relações que se efetivem através da comunicação e cooperação entre pessoas, relações onde não haja dominação de uns sobre outros [...]desde que estes se identifiquem por necessidades comuns a serem satisfeitas, através de atividades planejadas em conjunto e que impliquem ações de vários indivíduos[...] (Lane, 1981a, p. 68).” No caso do presídio havia sim uma hierarquia, além de Norton que abusava do poder, entre os próprios presos, alguns mandavam mais que os outros, exigiam melhorias, comportamentos de submissão, simplesmente por criarem grupos os quais se defendiam entre si.

B: Emocionais E Afetivos:

Algo verídico em nossa realidade é que conviver em grupos pode auxiliar muito em nossas emoções, nossos afetos e nossa forma de ver o ambiente ao nosso redor. O presidiário Andy buscou quebrar as barreiras de seu novo ambiente, juntamente como garantir um “bem estar” para todos. Apesar de ocorrer certa resistência no momento inicial, muitos presos se adequaram aos objetivos que Andy defendia e encontraram nele uma forma de terem seus dias de pena com maior dignidade, mostrando que ainda eram úteis e poderiam transformar qualquer ambiente se estivesses unidos.

Dentre os demais personagens apresentam com maior ênfase em seus comportamentos a liberdade  e o desejo de mudanças e justiça em Andy, uma maior preocupação pelos seres humanos com Red, a falta de perspectiva com Brooks, O poder de persuasão com Norton.

O ser humano já é criado para ser inserido em um grupo em seu futuro. Nesses grupos há trocas de conhecimentos e informações que irão ser inclusos na forma de pensar e agir do indivíduo. No caso de Red, seu tento de inclusão no presídio já perdurava 40 anos, sue comportamento já havia se moldado para aquele tipo de ambiente e seus pensamentos sobre a liberdade não eram mais os mesmos. Juntamente com sua idade mais avançada, acreditava que o mundo lá fora não o acolheria mais como quando era jovem, sua perspectiva de vida aos poucos se esgotava e seus planos pouco o animavam para um recomeço. Tanto que quando finalmente recebeu seu direito de condicional, sentiu-se perdido e solitário, pensando em tirar sua própria vida, bem como ocorreu com Brooks, que não soube como lidar com uma nova sociedade após ter se mantido 50 anos longe dela.

A parte que Andy acolhe um prisioneiro novato, onde o mesmo era analfabeto e o ensinando levando o mesmo a conseguir tirar o diploma, adotando este rapaz como seu pupilo, junto com o mesmo enfrentando desafios para sua aprendizagem, se percebe nestas cenas o quanto Andy tinha um coração nobre querendo ajudar seus amigos a vencerem, mas também queria que possuíssem uma distração para o tempo passar mais depressa, envolveu muitos de seus amigos na reforma da biblioteca ,pois queria criar um ambiente agradável a todos e assim poderiam se manter ocupados em algo se sentindo uteis ,dando ao lugar sóbrio uma nova presença. Através de a leitura transformar as pessoas despertar nelas sonhos, projetos, que se encontravam adormecidos.

Norton em uma cena mata um prisioneiro novato, por descobrir que o mesmo poderia lhe trazer risco com o que sabia de Andy álibi da inocência sua. Com a falta de sensibilidade do diretor, percebemos o sangue frio que corria em suas veias. Mais uma vez nos deparamos como a instituição lida com os problemas, de uma forma violenta, olhando mais uma vez no que é melhor para sim, destacamos aqui também a cena do inicio do filme chegada Andy na prisão, já teve uma noção de como seria sua vida a partir daquele momento ao presenciar a morte de um prisioneiro só pelo fato do mesmo estar chorando foi espancado até a morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (152.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com