TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Subjetividade

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Fabio

  1. Levando em consideração a noção de subjetividade privatizada estudada em sala de aula, descreva quais elementos sociais e históricos levaram à constituição dessa nova modalidade de subjetivação

Ela ocorreu diante de uma situação em situação de crise social, quando a tradição cultural (valores, normas e costumes) foi contestada e surgem novas formas de vida. Em meio a estas  situações, os homens se veem obrigados a tomar decisões para as quais não conseguem apoio na sociedade.

Na transição da idade media para a modernidade surge então a subjetividade privatizada onde o homem começou a buscar sua individualidade. Ele começa a questionar tudo em sua volta e percebe que nem tudo que eles acreditam eram de fatos aquilo.

Na idade antiga o homem se vê inferior a natureza e estado.

Na idade media o homem se sente inferior a Deus

Agora na modernidade por causa da subjetividade privatizada o homem começa a se valorizar tanto a achar que é capaz de dominar a natureza e se sentindo superior a Deus.

Com esta subjetividade privatizada o homem começou a buscar sua vida baseado em seus próprios interesses não mais se preocupando com o pensamento da sociedade, mas sim com o que achava.

Lembrando que tempos antes a referencia do homem era a sociedade, igreja, mas com o surgimento desta subjetividade ele começou a caminhar sozinho e suas referencias eram em si mesma, resultando numa liberdade, porém esta liberdade que eles buscavam os levou a viver uma vida isolada e independente, ou seja, uma vida só.

Depois deste nascimento e crescimento desta subjetividade privatizada acontece que ela entra em declínio, em crise, pois o homem através de criticas começa a perceber que eles não são quem eles pensam ser, que não são tão livres como pensam, pois muitos pensadores começam a criticar dizendo que o homem não é capaz de entender tudo sobre si mesmo e então é necessário então um regime disciplinar que visa melhor controlar e manipular esses sujeitos que se consideram livres.

  1. De que forma o conceito de subjetividade privatizada se manifesta em nossos dias? Cite um exemplo desta manifestação em nossa cultura atualmente?

Esta subjetividade privatizada se manifesta em nossas vidas principalmente através da mídia.

O poder de influencia que a mídia tem é incrível, pois ela nos induz a vivermos uma vida mais individualista e nos fazendo acreditar que podemos ditar as regras de nossas vidas.

A mídia tenta fazer com que venhamos acreditar em algo como verdade não se preocupando como o que os outros pensem mas sim com que nos pensamos e acreditamos.

Uma das coisas que vemos a mídia se manifestar é criar uma “verdade absoluta”, tratando principalmente sobre a crise principalmente no Brasil, onde ela tenta conduzir a população acreditar que a culpa da crise do Brasil é culpa do PT, fazendo com que outras áreas que tem se desenvolvido se torne esquecido e venhamos ver apenas algo que ela impõe.

A mídia nos impõe também um desejo por conquistar algo que na verdade não precisamos

ex: você precisa falar inglês, você precisa usar certo tipo de roupa, você precisa ter isso ou aquilo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com